14.10.14

Males desacertados

Slowblow, "I Know You Can Smile", in https://www.youtube.com/watch?v=dhOY11G78ZE
Enforcara os males de outrora. Com um nó górdio que foi, desta vez, asfixia para os desacertos que tanto teimaram. Não sabia como haveria de lidar com o tempo vindouro. Estava tão habituado à comiseração. O melhor panegírico era os outros lavarem-se em lágrimas por causa das contrariedades que eram tão habituais. Nem maldizia o azar, não fosse o azar (ó superstição) fermentar mais azar em cima do azar que vinha como aura em cima dele.
Agora, as alvoradas já não eram plúmbeas. Nem o tempo parecia uma eternidade, arrastando-se nas ocasiões angustiantes, quase não se demorando nas poucas vezes em que havia pétalas perfumadas a dele extrair. Agora, que havia uma luminosidade cintilante a adejar, até quando a noite era uma penumbra implacável, era como se os dados jogados em cima da mesa tivessem virado a sorte (outra vez a superstição). Acordar pela manhã não era pungente, o pensamento ansioso por o tempo cortar a eito por um atalho e que depressa se fizesse a hora do recolher. Viver era uma experiência magnífica. Todos os dias havia alguma coisa para aprender. Dos livros, das pessoas à volta, das árvores, das paisagens e dos monumentos (sobretudo dos que, mesmo a dois palmos da lucidez, andaram contumazes), das coisas por mais simples que fossem.
Agora, tudo era diferente. Olhava para trás, das poucas vezes que ia em contramão com a nostalgia (pois desse tempo não havia recompensas vertidas em cálice algum), e não se arrependia de não se ter arrependido. O pretérito está enfeitado com as fitas, ora sombrias, ora altivas, que emolduram o tempo nos retratos guardados na memória. Não tem préstimo. Mas também não há honraria em desfazer o outrora como se dele não houvesse notícia a guardar. Assobiava as melodias que vinham com o ecoar dos ponteiros do relógio, enquanto entreabria as janelas todas, à medida das cortinas desfraldadas à brisa que vinha para dentro das janelas, e açambarcava o caleidoscópio de odores que se anunciavam.
O júbilo deixara de ser uma distante miragem, ou uma promessa que se adiava na eternidade do tempo apenas prometido. Foi quando domou as circunstâncias que julgava suas tutoras no corcel do tempo. Agora, as rédeas eram suas.

Sem comentários: