15.7.15

Comportamentos desviantes

Ty Segall, “Manipulator”, in https://www.youtube.com/watch?v=wTvBkGJY6-M
Vais de carro na estrada e um gato atravessa-se à tua frente. O gato inopinado saiu do nada numa correria desatada mesmo na perpendicular do teu carro. Tu, que detestas sangue e não aturavas ser carrasco de um animal indefeso (e estroina), desvias o carro no último instante e salvas a vida do gato.
Vais na rua e vês, mesmo à frente, uma personagem que conheces mas que queres evitar. É um indivíduo que fala pelos cotovelos e tem conversa irrelevante. O verdadeiro – como dizem os ingleses – “pain in the ass”. Nem te importa se a personagem já deu por ti. Já tomaste a decisão de fazer de conta que não o viste. Aparece um repentino atalho mesmo à tua direita. Metes pela direita e desvias-te do conhecido que antes o não fosse.
Lá fora, a montra da garrafeira é um ardil. A gula manda-te estacionar o carro, entrar na loja e arrematar uma dúzia de vinhos da melhor estirpe. Das catacumbas, algo que se convencionou chamar consciência mete travão às intenções. Ela lembra-te que vais gastar dinheiro, que não andas desafogado e que o mais certo é beberes de empreitada todo aquele vinho. O fígado anda a precisar de descanso. A consciência levou vencimento. Imperou a sua vontade sobre o acelerador do carro e foste dali para outro lado.
Vem de frente aquela pessoa que convoca uma irritação militante. Não é daquelas com quem tens intensas mas proveitosas discussões. É aquele aselha que tem o condão de arrotar meia dúzia de palavras em sucedâneo de ideia e que te destempera a quietude. Enquanto ele vem de frente para ti, metes requerimento para um desvio do caminho. Precisas de sossego mental. Vais em direção do jardim deslumbrante, onde a vegetação te traz de volta a calma destravada.
Vais a caminho do destino quando uma mnemónica desperta a atenção para o desvio que, a ser feito, te levará a certas tentações. Mas a consciência, nesse momento em letargia, pode acordar devolvida à intempérie. Em vez do desvio, atalhas pelo caminho mais próximo. Desvias-te do comportamento desviante.

Sem comentários: