25.7.16

Tirar as medidas

Parquet Courts, “Human Performance”, in https://www.youtube.com/watch?v=1D6-8eXlMV4
Um alfaiate, à medida das medidas que precisam de uma medida. Usa a fita métrica a tiracolo. Transpira – faz muito calor. Não deixa, nem assim, de permanecer estoicamente apessoado, que o casaco não se tira nem quando o calor saariano entra pelas funduras da Europa. Assim mandam as convenções. E as convenções, se o são, são credoras de ordeiro respeito, sem lugar a questionamentos.
O alfaiate tira as medidas. Perquire as medidas que compõem a alma lavada. Pois de uma alta desatormentada se trata. Alma que resgatou do precipício os mais altos rudimentos da alegria. Ungiu-se com as águas frescas que se contrapõem aos desertos em redor. Andou largos dias sozinha em propositada demanda dos fundamentos interiores, até tomar norte e alindar o céu com as mãos cheias de cores vindas dos frutos colhidos das árvores. A alma olha-se por dentro, depois trata de sair de si para se contemplar como se estivesse no exterior de si mesma: já gosta do que vê. Esboça um sorriso. Olha para as pessoas à sua volta, as que coabitam as ruas no momento, e irradia simpatia.
Detém-se num miradouro e aprecia os contornos da cidade. Pergunta-se pelos ingredientes mais fundos que se enraízam sob as abas da cidade. Tira as medidas à cidade, enquanto se prepara para que lhe tirem as medidas a si, num outro tempo que não se demora. Ao longe, na nesga do rio que se intromete entre duas colinas, espreita o navio que levantou âncora e sulca vagarosamente o rio. O navio diz adeus à cidade onde veio deixar mercadoria. Num repente, gostava de saber o próximo ancoradouro que receberá o navio para seu repouso. Gostava de coligir fragmentos das histórias de vida dos marinheiros que adestram o navio. Não percebe a serventia da curiosidade. O mais certo, é que ao descer a colina encimada pelo miradouro já nem se lembre do navio nem dos marinheiros que o habitam. Serão medidas a tirar por olhos outros que venham a travar conhecimento com o navio no cais de destino.
A ele não interessam divagações estéreis. À medida que as divagações se estiolam, reacende o compromisso com o alfaiate no lustro das lembranças. O alfaiate das almas e a sua diligência para tirar as medidas às almas que a ele compareciam, com a urgência de uma desmedida.

Sem comentários: