21.4.20

Personagem, ou personalidade?


Elastica, “Connection”, in https://www.youtube.com/watch?v=ilKcXIFi-Rc
Tirando o véu da ignorância, o que ficava à mostra era a nudez intrínseca, a verossimilhança de um eu que ia até à medula. Queria ser apenas um personagem. Passar os dias imerso no heurístico anonimato. Ser como as árvores que identificam a floresta: mais uma árvore, sem traços distintivos, capaz de percorrer as ruas sem ser notado pelo rosto. Se algum dia fosse personalidade, tinha a certeza que morria no dia seguinte.
No seu círculo de conhecimentos, havia quem desse o seu melhor para transitar de personagem a personalidade. Fazem lembrar aquelas personagens que fazem de pano de fundo quando o senhor ministro disto-ou-daquilo aparece solenemente perante as câmaras da televisão numa visita de trabalho. Estudam o ângulo da câmara que filma o senhor ministro e ajeitam-se, como se tivessem um esquadro mental que calculasse o ângulo meticuloso que os põe no campo de visão da câmara. É o equivalente aos bicos de pés dos arrivistas (não confundir como os bicos dos pés das bailarinas, que a expressão artística tem entrada direta no olimpo da estética). Raramente alcançam o desiderato, ficando-se pela categoria de personagens.
Não é fácil a evasão da personalidade. Isto é, querer ser personagem e não saber como evitar a transição para personalidade. Pode ser um processo irrevogável. Há quem seja herói improvável e ganhe os seus cinco minutos de fama que o projetam para o imemorial. A proeza, ao ficar emoldurada na memória coletiva, resgata a personagem para o escol das personalidades. Nem que seja uma entronização efémera, que hoje tudo é efémero e há personalidades que depressa se dissolvem no vazio do tempo passante. 
A derradeira hipótese são as personalidades que ainda não deram conta que ficaram reduzidas ao reduto das personagens que são. Ficaram esquecidas, porventura porque a memória coletiva é ingrata, ou porque perderam a visibilidade que outrora as trouxe do patamar de personagem para os holofotes em que habitam as personalidades. Às vezes, ficam irreconhecíveis. Pudera. Não aceitam que tenham passado a ser meras personagens. Consideram que ser personagem é uma despromoção. Angustiam com a despromoção.
E as quatro personagens – porque todos somos personagens, apesar de termos os nossos irrecusáveis direitos de personalidade – cruzam-se num momento que é convergente, para nele se sentirem em lugares profundamente divergentes. Velhos do Restelo pressagiariam que raramente se é aquilo que se deseja ser. Não estou tão seguro da profecia sombria. Tenho a impressão de que o numeroso exército de personagens prefere manter o anonimato.

Sem comentários: