22.2.12

O chefe da revolução é um burguês (capítulo IX)


http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2009/03/charuto-whisky02.jpg
Mais uma hora de viagem. Outra vez com os olhos vendados. Continuavam a não confiar no negociador internacional que se passara para o lado dos aspirantes à matança do capitalismo. Chegara a um local ainda mais quente, como se ali houvesse um microclima onde o calor vomitava um bafo de deserto. O ar seco enxugava a garganta. O suor acrescentava mais cheiro pestilento ao que já sobrava no ar.
Esperou numa sala em penumbra. O tempo parecia arrastar-se com uma lentidão doentia. A espera era excruciante. As gotas de suor que escorriam dorso abaixo encharcavam a camisa que trouxera em viagem. Olhou para a camisa. Estava encardida, os vincos das partes amarrotadas tingidos pela sujidade. A angústia não parava de morder os lábios entaramelados. E, a crer no aperto de mão do interlocutor anterior, não devia temer nada. Aquele aperto de mão era a caução de um acordo. A conversa com o número um da junta revolucionária seria uma formalidade. Assim como assim, quem congemina as decisões são os peritos que ficam na sombra. Os mandantes só as selam com a assinatura.
Foi chamado ao gabinete do chefe supremo. Ao entrar, viu um homem corpulento de costas. Envergava um fato aprumado, dir-se-ia dos melhores alfaiates italianos. Cumprimentou-o sem se voltar na direção do visitante. A mão direita golpeava o caule de um charuto. Em cima da mesa, um uísque com duas pedras de gelo. Ainda de costas, o chefe supremo perguntou ao visitante se era servido. Do charuto e do uísque. Agradeceu, com voz trémula de indisfarçável enervamento, e declinou a oferta. “Não fumo nem bebo”. Ao que o outro, enfim dando a conhecer o rosto, redarguiu com veemência autoritária: “pois faz mal. Não sabe o que perde. Não tem prazeres mundanos?”.
O desertor, o oportunista desertor da causa capitalista, ficou sem resposta. Estava aturdido com os hábitos de pequeno burguês do líder da revolta. Imaginou-o em marcial fardamento, à imagem do estado de sítio que ainda estava decretado. As mãos e a boca tremiam, como se de repente o calor insuportável desse lugar ao frio glaciar. Aquele silêncio perturbava-o. A impassibilidade do líder dos revoltosos, mais ainda. Queria esboçar um começo de conversa, mas temeu que a impertinência fosse mal ajuizada. Percebeu que o chefe supremo queria terminar o charuto e o uísque. Aguardou, enquanto a fleuma do líder lhe contagiava o regresso à acalmia.

Sem comentários: