5.9.14

As palavras difíceis

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgezLCT5NsaM95p6WSSbznG-PYY-Gmud2-ZE_Ncnps_gPUbTDvDygdpQ6HCRtv0f5kxOxSKK2kOP10NYGmO_jRrI1k4biLybXqEGINIBs0Yua9A28fh_EoiRJLEmIp7eFM_whJcUw/s1600/Palavras.jpg
Que empreitada! À cata das palavras, julgando que há palavras certas. Ainda acreditando que há sempre palavras certas que quadram com o momento, ou com o estado de alma. É como andar a apanhar amoras e por entre as silvas ir meticulosamente escolhendo os frutos que prometem, pela aparência, doces prazeres.
São difíceis, as palavras, quando as queremos sob a batuta da perfeição. É uma ambição. Ousada. Porque, mandam as convenções, a perfeição ou não existe ou é do domínio dos deuses (e, em assim sendo, é como se não existisse, pois está fora de mão dos mortais). Seja o que for, as palavras são difíceis porque às vezes não queremos que elas traduzam o que não querem traduzir. De vez em quando, uma pulsão sem controlo toma conta da mão e ela descarrega uma ira sem razão intermediada por palavras difíceis. O sentido é diferente: não são as palavras que são difíceis de encontrar, na demanda, talvez inútil, das palavras certas. São as palavras difíceis ao entendimento. Alguns fazem-no porque querem ostentar erudição, como se fosse preciso comparar as medalhas para amesquinhar quem fica abaixo dessa erudição. É uma vaidade semântica sem conteúdo lá dentro.
De outras vezes, as palavras que são difíceis tornam-se ainda mais difíceis porque não são de uso comum. Não são palavras ditas em conversas entre gente comum. Nem entre gente erudita, que as conversas não se fazem nesse registo. O que interessa é encontrá-las, preciosas pedras cinzeladas por artesãos domadores de palavras. Não é preciso vocabulário extenso. Não é preciso encontrar sinónimos para palavras gastas pelo uso popular. Elas amontoam-se na cabeça, começam a ser decantadas, e o apuro dos sentidos faz delas um todo com musicalidade e intenção.
Mas as palavras são difíceis porque convocam a originalidade. E, tantas vezes, a originalidade está no que é simples. A sobranceria vã das difíceis palavras é uma complexidade que atraiçoa os sentidos. É quando palavras nenhumas conseguem traduzir os sentidos incensados nas veias fulgurantes.

Sem comentários: