24.9.14

Os gestores trendy

In http://www.dinheirovivo.pt/storage/DV/2014/big/ng3308984.jpg
Já não é como dantes. Quando os gestores eram gente cinzenta. Não gostavam do contacto com a maralha, nem queriam ter uma imagem bem posta junto dos cidadãos. Ignoravam a comunicação social, a não ser para efeitos que aproveitassem os negócios. Eram distantes. Misteriosos, até. Não lhes faltava arrogância para manterem as distâncias e apurarem o sentimento de casta, de uma casta imensamente pequena, a que os simples mortais não tinham acesso. Não se lhes conhecia vida privada. Não queriam.
Agora é diferente. Os novos gestores são mais jovens e sorriem, sorriem muito. Cuidam da aparência. São simpáticos. Cultivam a proximidade. É o que mostram quando a imprensa e a televisão batem à porta à procura da sua iluminada opinião. Os Zeinal Bava, Horta Osório, Carrapatoso & companhia irradiam simpatia. Falam com um sorriso como esgar. São modernaços. Nas empresas que gerem, misturam-se com os demais. Não querem um pedestal nem açambarcam arrogância que cultiva o desprezo dos subordinados. Vão aos eventos que cimentam o espírito de grupo entre os “colaboradores” da empresa – sim, “colaboradores”, porque chamar-lhes trabalhadores é marxista e despropositado. Fazem furor no estrangeiro, depois de terem conquistado a palma da gestão no país que ficou pequeno de mais para a sua estatura.
Só que esta simpatia e a proximidade com os da arraia miúda são plásticas Tudo soa a artificial. Os sorrisos, o ar modernaço, o gosto pelas artes, a erudição que não quadra com a tecnocracia em que são militantes, a simpatia que é tão contagiante que dá para interrogar se não é apenas um embuste numa altura em que até para os gestores (e não só para os políticos) conta tanto a imagem cinzelada junto do público.
Às vezes, dá para sentir saudades dos gestores de antanho. Dos macambúzios que assustavam a maralha com o rosto tão fechado, com a antipatia indisfarçável, com a alergia pela simpatia e a denegação do sorriso. É que, ao menos, ali tudo era genuíno.

Sem comentários: