24.6.15

Afinar o calibre ao estado de espírito

Death in Vegas, “Dirge” (live on Later on Jools Holland), in https://www.youtube.com/watch?v=Hd6dDRrtyHM
As nuvens carregadas acastelam-se, impedem o céu. E, todavia, refulgem uns raios interiores que atiram sol para cima das nuvens. Pode o processo demorar. Das nuvens transpira um sobressalto, o ciciar de um pássaro malsão, ou um sussurro que faz ferver as veias, embaciando o sono com pesadelos tonitruantes.
O estado de espírito vai de arrasto, contaminado pelas impurezas embotadas nas nuvens plúmbeas que reivindicam o horizonte. É preciso pôr tempero nas veias ferventes. É preciso domar os fantasmas que povoam pesadelos que são intrusos no sono. Nem que seja preciso calar o pássaro malsão atirando o sol interior, o sol que irradia da grandeza que há por dentro, contra as nuvens sombrias. Até que a luminescência pura que vem das profundezas derrote as nuvens teimosas e o olhar entristecido seja maquilhado pelo sorriso que esbraceja a latitude do ser maior.
Impõe-se tirar as medidas às coisas que importam. Não, às apoquentações não se faz de conta. Apenas são metidas no prato pequeno da balança, onde habitam as oscilações que alquebram os ossos sem os conseguirem partir. Num jogo de pesos e contrapesos, as forças interiores que comandam o pensamento são o juiz do ar matinal e fresco que vem temperar as veias ferventes. E mesmo que logo a seguir à tempestade desatada (a tempestade anunciada pelo peso carregado das nuvens que hipotecaram o céu) os sobressaltos sejam a expressão da febre interior, o juiz do pensamento consegue afugentar os bandos de pássaros que ameaçam com a loucura.
Não podem ser madraças as entranhas contaminadas pelo torpor das nuvens opacas. É que a deferência desfralda as sementes da tempestade que se avizinha. Para a tempestade não sequestrar, deve o sol interior sobrepor-se às nuvens plúmbeas. Desfeitas a resíduos sem importância, derrota-se a tempestade antes que ela se componha no medonho artifício dos elementos indomáveis. Calibrando o estado de espírito.

Sem comentários: