3.6.15

As veias em fogo

Antony and the Johnsons, “Another World”, in https://www.youtube.com/watch?v=Hv9y8Bf8bwM&list=PLFRoqae9HLGOv488Pf8O6qiXfJYTjv99R
Ebulição. O material fundente à espera que as veias se deitem na boca do vulcão. Onde, abraseado, um frémito singular berra aos ouvidos as dores intensas que povoam o exterior.
A boca esbraceja as naus que se ensaiam na penumbra. Teme que estejam tomadas por piratas disfarçados de comandantes amáveis. As veias fervem. O sangue que corre nelas aviva uma dor persistente. Presságio de uma tempestade inominável que está por a dar à costa, a qualquer momento. As mãos agilizam o inventário das coisas. É recomendável arrumar os haveres em lugar seguro, não vão as veias capitular no incêndio irremediável. O espólio não merece ser matéria perdida. Os mapas do tempo tiram as teimas: está para chegar borrasca com pergaminhos tais para desatar incêndios por todos os lugares atingidos.
Hasteia-se o sobreaviso. Alertas  com as cores convencionadas. As veias continuam o seu processo fervente. A noite de véspera de tempestade é mal dormida. As veias em ebulição eclipsam o sono. Ou então, acostumam-se ao desarranjo dos elementos que está para vir. A incineração das veias não chega a ser uma febre; a experiência tem o préstimo de habituar o corpo aos fenómenos que mão humana nenhuma consegue domar. Sobra a acomodação. A temperatura do sangue sobe com os primeiros sinais de intempérie. Doem, as veias. As mãos viram-se para o avesso do corpo e temperam as veias que quase ardem. É o património da experiência que vem de trás. Podem as veias arquear-se diante das labaredas medonhas que o corpo não se entrega a um estado febril. E nem que um módico de fogo se ateie às veias, num arremedo de combustão que podia ser fatal, o corpo se intimida. As mãos metidas pelo avesso do corpo caldeiam a incineração num braço de ferro de que – dir-se-ia – se julgava uma luta desigual.
As ilusões também funcionam ao contrário. Golias capitula às mãos de um franzino, anónimo oponente. No restolho do destempero, as veias recuperam o estado normal. Cicatrizes avulsas não chegam para deitar o corpo num recobro demorado. As veias estiveram quase em fogo. Sem serem derrotadas pelo sobressalto que as quis deitar no campo de fogo. Querem ser imorredoiras.

Sem comentários: