23.6.15

As migalhas, aos tordos

Groove Armada ft. Bryan Ferry, “Shameless”, in https://www.youtube.com/watch?v=mfZGnq_IRYc
O que são as migalhas, se não o torpor onde acamam os vestígios do que teve importância?
Diz-se que, ao serem sobras, as migalhas são subprodutos. Coisas menores. E como às coisas menores atribui-se a desimportância que elas contêm, é norma não encestar a atenção nos vestígios que sejam migalhas. Todavia, há sempre uma entrose ao que se julga serem as regras. Ou quem não as veja como regras, julgando-as como fantasmas que não merecem a caução de regras. É por isso que as migalhas não são tão desimportantes. Quem lhes acha serventia saberá o que os move a tal achado. Talvez tenham, como restos últimos de algo que seria iguaria ímpar nos interstícios da frugal existência, um valor só creditado às coisas raras. As migalhas são, porventura, a quintessência do que lhes deu origem. Nesta entorse do que os olhos veem, estão abraçadas à raridade. E são-no: quem se lembra de andar a depenicar migalhas, se tem à mão de semear o produto de cujas sobras vem o subproduto das migalhas?
Há os que têm uma capacidade singular para trocar as mãos pelos pés, achando que o acessório é que merece atenção e o essencial é varrido para um canto da sala. Não saberão, talvez, que estão de mãos e pés trocados, ou não se acharia préstimo em pensarem com as voltas trocadas. Pode ser uma questão de miopia mental. Ou entropia. Mas o que conta é a posição em que cada um se acha. Desse equinócio, as coisas podem ter diferentes miradouros. Podem ter diversas cambiantes. Ou, nos miradouros diferentes, podem repousar os olhos de diferentes personagens a decantar a paisagem. Olhando coisas diferentes, sob luminosidades diferentes, com preferências que são heterogéneas.
É como embelezar frases com vírgulas e pontos e vírgulas quando elas podiam passar pelo crivo do ponto final. Personagens embebidas em complexidade. Na exata proporção da sua desimportância. Como os tordos, conhecidos por andarem à cata de migalhas e por serem alvos fáceis para caçadores furtivos.

Sem comentários: