29.3.16

Bilhete de ida

Destroyer, “Times Square”, in https://www.youtube.com/watch?v=krpcRnxVCmA
A lógica nómada que cortara a eito toda a sua vida: um lugar exaurido, um lugar que deixara de ser pertença. Uma pertença temporária, como dantes. Deixara de sentir os pés enraizados no chão. Deixara de perceber a gente daquele lugar. Era como se as pessoas falassem um idioma ininteligível. E ele se sentisse forasteiro num sítio onde chegara forasteiro, mas com a promessa de se transformar num ente adotado.
Agora era a água que deixara de ser transparente. Era o feixe de luz raptado pelas trevas, que surgiram com um sonho estarrecedor. Os rostos todos anónimos, até os que julgava serem familiares. Outra vez: um lugar exaurido. Um lugar que deixara de fazer sentido. Os esteios perdidos na penumbra que se deitou sobre o horizonte. As possibilidades abreviadas nos corredores estreitos por onde os braços se debatiam. Sabendo que aquele era um labirinto sem saída entreaberta. Sabia de antigamente: em deixando de haver o chamamento do lugar, em se perdendo os limites do corpo dentro do lugar que passou a ser um corpo estranho, a única possibilidade era comprar bilhete de ida.
Tratou dos procedimentos da viagem. Tratou de emalar os pertences – os parcos haveres que armazenava na esquadria dos lugares, por saber que uma demanda qualquer o extraía do lugar aportado. Ao início da saga nómada, quando ainda estava dominado pelo sangue ingénuo e as resoluções tinham gravação em talha dourada, com toda a solenidade, ao início gastava tempo a ajuramentar fidelidade ao lugar novo que passara a ser sua casa. Mas a idade não tolera a perenidade da inocência. Aprendeu a conviver com as sobras de si mesmo, a tolerar os humores voláteis, as contracurvas da personalidade.
Agora, já não fazia tais juras. Um lugar adotado como cais era – já o sabia – um cais provisório. E aprendeu, ainda, que os ocos planos vertidos no tempo vindouro eram um esbanjamento. As forças deviam estar voltadas para a fusão do tempo presente, gravitando na pulsão do lugar existente, no momento existente. Aprendeu: a não fazer promessas. A começar pelas promessas voltadas para dentro de si mesmo. Os lugares eram apeadeiros que se emprestavam a uma miríade de instrumentos à disposição da sua alegria.
Aprendera: a pedir bilhete de ida. Os lugares demandados não seriam lugares predispostos a revisitação.

Sem comentários: