16.3.16

O silêncio

The Sound, “Silent Air” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=NYyYJOwVlKk
Apenas o rumorejo do mar. Apenas a centelha da noite. Apenas o sibilar dos pássaros. Apenas o murmúrio do vento ouvido nas cumeadas. Apenas o compasso da chuva fina. Apenas a cantoria das ramagens quando o vento as descompõe. Apenas o ruído surdo da luz noturna, como se à volta todo o ruído se resumisse à sibilina luz da noite e aos segredos que esconde. Apenas a melodia da maresia. Apenas as palavras ciciadas na leitura de um poema. Apenas o silêncio.
Apenas. Pois o silêncio é a medida larga das ideias que precisam de proporção. O estatuto de um refugiado dos ruídos vários que emprestam cidade à cidade (não fora cidade sem esses ruídos). A medida do preenchimento das hesitações que se alinham no firmamento. A cura para as resoluções que pendem com a sua gravidade. Ou, apenas, um recolhimento temporário, como se de um sono se tratasse sem o embotar dos sentidos, para arrumar nas devidas gavetas o que se houver achado desarrumado.
Mas o silêncio é também de palavras afirmadas. Através de um silêncio metódico, de um silêncio cúmplice entre duas pessoas que cultivam cumplicidade. Um silêncio através de um olhar comprometido decifra-se em palavras, em sentimentos, em desejos. Em impossibilidades momentâneas. Ou no desenfrear dessas possibilidades. Pois o silêncio é penhor da grandiosidade de palavras que se sentem e que não precisam de ser ditas num certo momento. Elas entretecem-se nos silêncios, como um silvo profundo de infrassons. O silêncio não esconde segredos. Pois o embaciamento das palavras ditas não renuncia às palavras intuídas, mercê de um silêncio colocado no momento certo.
O silêncio pode ser temporária reclusão, um fechamento por dentro de si, quando as mãos que tergiversam precisam de refazer as coordenadas. Para reescrever um texto que ficou a meio. Para retomar a avenida, entretanto desistida. Para desalfandegar uma ideia adiada. Ou, apenas, porque o silêncio se impõe na penumbra, antes que as trevas o tornem perene.

Sem comentários: