22.3.16

A cura da primavera

Nitin Sawhney feet. Reena Bhardwaj, “Mausam”, in https://www.youtube.com/watch?v=we_rzbqBrZM
Dos manuais: vêm aí as árvores com folhagem nova, as flores abundantes, uma constelação de cores nas flores que irradiam perfume prolixo, os dias maiores, a temperatura amena, a exiguidade da chuva.
As pessoas predispõem-se a uma diferença estrutural. Mudam o rosto para o formato primaveril. Dispõem-se a arquivar o rosto sisudo encomendado pelos terríveis dias de invernia. Reaprendem a sorrir. Sorriem. Acreditam que vão ficar felizes e bem-dispostas com a bênção do tirocínio primaveril. Fixam-se num demorado enlevo com os primeiros dias soalheiros que já não convivem com o frio invernal. Começam a despir as roupas fartas que as protegiam dos avassaladores ataques do inverno. O solstício da primavera surte um efeito semelhante ao da mudança de ano: há resoluções assinaladas com a solenidade do solstício primaveril, como se as pessoas abdicassem de uma espécie de hibernação e se prometessem a devolução da inteireza.
Chegam os dias maiores, as manhãs já não tingidas pelo plúmbeo nevoeiro, as primeiras flores que irrompem dos arbustos, as árvores a recuperarem da nudez imposta pela estação do imperativo recolhimento. E as pessoas, extasiadas com o poder telúrico da primavera, rimam com a transfiguração dos elementos. Ou acham que assim acontece. Não há nada como o poder da sugestão. E se a sugestão irrompe com o afã primaveril, deixai as pessoas entregues ao seu renascimento. Não interessa que o dia da inauguração da primavera seja só um. Ou que as provas da primavera se diluam à medida da instalação da primavera. Os propósitos solenes e o poder medicinal da estação que devolve as cores e os aromas ao mundo instalado, perdem espessura.
Tudo regressa ao estado de sempre. E nem as flores garridas, nem as árvores ostentando viçosa folhagem, nem os dias que crescem até ao ocaso da primavera, nem os dias constantemente soalheiros e amenos, nada ateia o fogo da transfiguração que os alvores da primavera fazem prometer por dentro das veias. Tudo volta ao mesmo.
Assim sendo: concentre-se a essência dos sentidos no dia da sagração da primavera. Quando o inverno é enfim deposto e a primavera agarrada, com toda a possança, nos braços das pessoas entristecidas com a demora da invernia. Concentre-se a essência de todas as coisas nesse dia inaugural. Pois o efusivo da celebração afrouxa à medida que a primavera deixar de ser novidade e a normalidade instalada vier a ser, outra vez, a bitola consabida.

Sem comentários: