17.3.16

Contrainformação

Interpol, “C’mere”, in https://www.youtube.com/watch?v=vaDw4CAcXVE
Contratado para a provocação intelectual. Para semear informações falsas, sobre quem o contratou e sobre os adversários (por fora e por dentro). Sabia que os nacos de informação, plantados sistematicamente na imprensa e noutros lugares com consulta pública, desatavam a reação dos adversários. Sabia que eles não ficavam impassíveis ao chorrilho de inverdades que propositadamente lavrava. Quem o contratou sabia que era lídimo representante da maledicência. Que dominava a arte da propagação da informação, predicado imprescindível para levar a informação ao moinho desejado (se não, a contratação teria sido inútil).
Quase toda a gente sabia que era mentiroso compulsivo. Fizera tirocínio na desarte da manipulação com os melhores mestres. Não era de confiança. E, ainda assim, tinha uma vasta audiência a seus pés. Apesar de quase ninguém lhe imputar credibilidade. Era daquelas pessoas que se fazia ouvir pela polémica, por ser irascível com os adversários, implacável. Por espalhar a confusão no chão armadilhado. Um fenómeno insólito. Não tinha amigos. Não tinha seguidores. Tinha, isso sim, um largo exército de detratores, gente com a mira afinada ao seu pescoço, ávida de o espremer no alguidar onde eram sangradas as vítimas sacrificiais que descompunham a letargia desejada. Até quem o contratou sabia que, mais tarde ou mais cedo, acabaria por ser apanhado no bardo da sua má linhagem.
Tinha audiência. E mercado, mercê da audiência que arregimentava, quase sempre em antinomia com o que declarava ou com o que fazia (ou mandava fazer). Era ver os adversários empertigados, a desmentirem mais uma prosa semeada com precisão cirúrgica. Era vê-los a caírem na armadilha, incapazes do silêncio que (nunca o perceberam) era o melhor critério para a sua desimportância. Pelo contrário: caíam no ardil e julgavam o imperativo de desmentir a informação. Não sabiam que às contrainformações se responde com um estridente nada. Até aqui caíam no engodo: ele dizia, repetidas vezes, que uma provocação não pode ficar sem resposta. Os provocados com as inverdades por ele caucionadas até nisto lhe prestavam (involuntária) homenagem: não havia contrainformação que ficasse sem reação.
E ele ria-se. Desbragadamente. Enquanto cultivava o ensimesmar autista, a solidão e o gosto perverso de se saber odiado por quase toda a gente.

Sem comentários: