13.10.17

Colheita

Dead Combo, “Esse olhar que era só teu” (acústico), in https://www.youtube.com/watch?v=YpYD2PVI-_w    
Tardias colheitas não são baldias. Parecem estar olvidadas as uvas, carcomidas quase até ao tutano, algumas com bolor à mostra – visivelmente, inestéticas ao olhar habituado às uvas gordas, frondosas, na fruição da sua madurez.
Ao contrário do que parece”: são as palavras agora tidas como sábias que evocas de um professor da escola que parecia tomar um forte ansiolítico quando os alunos queriam testar o seu conhecimento da vida e das coisas – e a sua paciência. Ele estava sempre a sentenciar a discussão, quando a discussão descia a uma excitação que ameaçava a ordem na sala, afirmando, com a pose solene de um rei cheio de autoridade: “ao contrário do que parece”. Tal como as colheitas tardias. Parecem apodrecidas, as uvas, já sem serventia a não ser convencerem-se do lugar decadente na prisão dos cachos, preparando-se para o definhamento sem remissão, até caírem de velhas, inúteis, servindo de húmus para a próxima colheita.
Mal que não fosse apenas por esse préstimo: os cânones ensinam que essa matéria putrefacta, que acaba por se desprender dos cachos quando se afivela na sua derradeira fragilidade, é nutriente singular dos solos que fervem de qualidade na deposição dos podres bagos. É como atestar que os velhos são pedaços de pano esfarrapado e se limitam a esperar pelo tempo da finitude. A decadência dos corpos pode conter a mesma inestética da colheita que propositadamente se faz tardia para recolher as seivas marginais e delicadas dos bagos em pré-defunção. As memórias podem estar emagrecidas no cansaço do pensamento. O corpo, gasto e às vezes atormentado por peças já defeituosas, tergiversa, incapaz de empreitadas dantes tão óbvias. Mas os velhos não perdem a doçura própria de quem não se intimida com o achegar da finitude.
Às vezes, os velhos olham para trás, por entre as camadas mais ou menos densas de poeira que locupletam a nitidez do pretérito: querem um lampejo dos idos tempos, só para confirmarem a doçura ímpar que corre nas veias. Pois é “ao contrário do que parece”, e a inestética não suaviza outros predicados, talvez obnubilados, ou talvez polidos na desfeita tensão do sopor.

Sem comentários: