12.2.18

Desculpa qualquer coisinha


U. S. Girls, “Pearly Gates”, in https://www.youtube.com/watch?v=k9PLXHDEUFE    
- Vejo que tens uma lista negra à tua guarda no bolso do casaco.
- Como sabes que é uma lista negra?!
- Consigo ler no cabeçalho.
- É do foro pessoal.
- Tens pudor em mostrar aos outros quem são os ódios assim arregimentados?
- Partes de pressuposto erróneo. Uma lista negra não contém, necessariamente, ódios.
- Se eu fosse desafiado a fazer uma lista negra, inventariava os ódios.
- Acabas de admitir que consegues elencar ódios. Eu não os tenho.
- Pode ser uma questão semântica.
- O que queres dizer?
- A mesma palavra tem significados diferentes para diferentes pessoas. Da mesma maneira, uma certa realidade leva duas pessoas a usarem descritivos diferentes.
- Insinuas que na minha lista negra figuram ódios a quem, por uma questão semântica, recuso a apostrofar como tal?
- Sabes o que são eufemismos?
- Queres ensinar o bê-á-bá da língua?!
- De todo. Desculpa se te ofendi.
- Passemos à frente.
- Sim: à tua lista negra. Para jogar com o teu vocabulário – e porque te respeito – digo: a tua lista negra.
- Para tirares a limpo a “questão semântica” (ou o viés dos pressupostos): da lista constam pessoas, palavras, lugares, coisas, livros, filmes, músicos, maneirismos e modismos, costumes, crivos que ficaram emoldurados numa página do passado.
- E nem assim deixa de ser uma lista onde perfilam os teus ódios. Os ódios não se dirigem apenas a pessoas.
- Discordo. Um ódio – palavra tão forte – só pode ter pessoas  como reverberação. O resto, o que é exterior aos sujeitos, é do domínio das irritações.
- Podemos passar horas a discutir a ontologia das listas negras com a ajuda da semiótica. Proponho que avancemos: pressinto que não chegaremos a um mínimo denominador comum de entendimento.
- E, todavia, não pode ser esse palpite a cercear a discussão. Só faltava a impossibilidade da discussão por os seus atores anuírem nas muitas divergências logo na casa da partida.
- Continuamos a falar linguagens diferentes. Ou cada um está a situar a discussão em planos diferentes. Voltemos à tua lista negra.
- Não estou à vontade para falar sobre a lista.
- Nesse caso, por que a mostras a quem estiver nas imediações?
- Foi uma distração. Não era minha intenção fazer publicidade a algo que reputo tão íntimo.
- Contém coisas escabrosas? Material não divulgável aos outros, sob pena de saíres arqueado pelo peso da vergonha?
- Pode ser que seja o caso. Ou não. Pode ser apenas o direito a guardar dentro de mim assuntos que julgo serem do domínio da minha intimidade.
- Talvez esteja a ser intrusivo. Desculpa. Às vezes, não consigo reprimir a pulsão de saber da vida dos outros. É curiosidade pura; poderiam alvitrar que o meu interesse nos outros é um desprendimento, a bondade intrínseca para ajudar quem estiver carente de ajuda. Não é o caso.
- Que não se te imponha a vergasta da autopunição. Não é preciso tanto.
- Desculpa. Desculpa qualquer coisinha.
- Eu é que peço desculpa. Não estou preparado para me expor de tal maneira. A lista negra tem de ficar sob reserva. Sob minha única reserva. Desculpa se dei a entender, ao deixá-la espreitar na embocadura do bolso, que queria conversar sobre a lista.
- O que achas do escândalo do antigo ministro?

Sem comentários: