Tindersticks, “Let’s
Pretend” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=S0N_XYAjXPk
Se pudesse, se estivesse fosse
afoito, chegava junto aos da casta e berrava-lhes ao ouvido, um a um,
devidamente perfilados para ouvirem a sua proclamação solene: “detesto pensar da mesma maneira que tu –
detesto pensar da mesma maneira que tu – detesto pensar da mesma maneira que tu
– e assim sucessivamente.”
Vaticinava, porém, um tremor paralisando
os movimentos, paralisando a voz. Ou então, caso conseguisse sobrepor-se à
anestesia da vontade, pressagiava uma reação desabrida dos da casta. Seria acusado
de traição. A heresia não ficaria impune, com iracundas promessas de represálias,
porventura com custos para a sua integridade física (pois conhecia de ginjeira os
da casta: alguns prometiam violência gratuita como forma de sopesar a razão que
julgavam estar do seu lado). Temia que passasse de palavra em palavra o topete
da dissidência e, no acerto de contas prometido, acabasse sozinho, sem ter alguém
com quem falar.
Não estava seguro se queria ser pária;
ou se, para o não ser, tinha de ir fazer vida para outro, remoto, lugar, onde
ninguém soubesse da desavença. Nunca fora de atos que exigissem coragem. Nem de
coragem física (talvez por causa da franzina constituição corporal) nem, ainda
menos, de coragem intelectual. Lembrava-se de pelejas de ideias em que retrocedia
no tabuleiro de jogo quando o adversário crescia com argumentos a que não conseguia
oferecer imediata contestação. Entrava em pânico: à falta de contra-argumento na
ponta da língua, sentia o flanco exposto; era como um dique a abrir brechas por
todos os lados e a água a inundar o terreiro das ideias. Se houvesse coragem para
a demissão, a apoplexia cuidaria de retirar palavras da bagagem, a gramática seria
um pesadelo e a retórica uma profusão de palavras amontoadas, sem fio c0ndutor.
Ficaria à mercê dos da casta, que usariam toda a implacabilidade para o
reduzirem a nada.
Andou tempo a eito a pensar no
palco montado, a ensaiar discurso metodicamente preparado, a mentalizar-se que
não podia ser atraiçoado por um coração impulsivo. Reviu, vezes e vezes, a
estratégia e as consequências prováveis. Tudo desaguava num palco onde ele era
abandonado à desgraça, à irremediável desgraça. (Contrapondo, aos que
sugerissem que outros o podiam acolher, que não estava interessado. A orfandade
não se compensa. E não estava interessado em fingir outras ideias. Aliás,
sentia-se órfão de ideias.)
Imerso numa desta demoradas revisões,
descobriu a chave para o nó cego que o amordaçava: tinha a certeza que a dissidência,
depois de comunicada, faria os mais radicais reduzi-lo a nada. Era justamente o
que queria. Que o seu nome fosse riscado das atas, dos monumentos, das fotografias
– do escol. Riscado daquela pertença. Pois “pensar
da mesma maneira que eles” era uma violência interior que deixara de
suportar.
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