14.2.05

Apostilha de um amor exemplar

O Castanho é um cão vadio que ronda por aqui. É alimentado por algumas almas caridosas. Mas não é visita assídua: por vezes ausenta-se. São dias a fio sem aparecer. Suspeita-se que tem quem lhe dê guarida e sustento noutros lugares. Ou que, nesses períodos de ausência, o Castanho fareje cadelas com cio, esquecendo-se deste local onde algumas pessoas o acarinham.

Nos últimos três dias o Castanho acampou à porta de um prédio vizinho. Decerto que ali mora uma cadela que está com o cio. As maravilhas da natureza encarregaram-se de dotar os canídeos de um faro excepcional. Um odor que aos humanos é imperceptível é a chamada para o ritual de enamoramento. Nesses dias os cães perdem a dignidade. Humilham-se atrás da cadela que entrou no período de procriação. Quando se agrupam em matilha, perseguindo-a como se fosse um troféu de caça, enredam-se numa luta selvática. Vence o mais persistente, o mais forte, aquele que amedrontar a concorrência, afugentando os rivais de perto da tentadora cadela.

Mais enternecedor é ver o quadro pintado a cores de monopólio – quando apenas um cão descobriu a mina, não tendo que suportar a concorrência de rivais. É aqui que o quadro mostra (quem sabe?) o tal amor exemplar que nós, humanos, devíamos, mas não conseguimos, aprender. O cão estaciona à porta da sua prometida. Esquece-se de se alimentar. Mostra um olhar paciente, macilento, como se tivesse agarrado com as patas toda a paciência que existe no mundo. Na corte à porta da cadela com cio, mostra a dedicação que o leva a esquecer-se do resto. Como se o cão desse provas do seu amor com as trovas tocadas debaixo da janela da cadela ansiada. Uma serenata que se prolonga numa demorada espera, na expectativa de ver a prometida cadela sair da porta.

Uma espera vã, inconsequente. A cadela vem atrelada ao dono, que a impede de entrar em aventuras com o Castanho que vê a esperança a esfumar-se a cada dia que passa. Militante, persiste numa corte esperançosa à porta do prédio. Exibe a sua fidelidade canina, num interessado afago que o leva a perder o norte, num desencontro com o tempo. Exemplo de uma dedicação que se assemelha ao amor platónico cultivado por poetas em tempos imemoriais. O exemplo de como o inalcançável é o fio condutor de um amor maior que pode haver. Maior porque acaba por não se concretizar.

A cada dia que passa cruzo-me com o Castanho na sua espera interminável. Sinal de um tempo que é efémero, emoldura o seu ser na esperança de conquistar a cadela. Mas quando esse tempo passa e outra dimensão temporal se inicia, o Castanho deixa a vigília. Bússola reorientada, há-de afiar a agulha para outras paragens, onde outras cadelas lhe tragam o prometido desejo. Se pudesse imortalizar o tempo em que presta vassalagem à sua donzela aprisionada nas masmorras de um castelo algures prédio acima, a dedicação esperançada seria o sinal de um amor ímpar - na tradução dos sentimentos humanos.

Os mais cépticos poderão discordar: dirão que o Castanho apenas testemunha o interesse num alvo, quer deixar a sua marca na cadela enquanto o cio a põe preparada a recebê-lo. Passado o cio, o Castanho perde o interesse, esvai-se o tal amor exemplar que se procura demonstrar. É a mera tradução dos prazeres carnais que afinal alimentam a volúpia humana. Com a diferença – na minha contra-argumentação – de que o homem se recusa a tecer loas tão pacientes e dedicadas como um cão na sua espera por uma cadela com cio. É nisto que há algo de exemplar, na captura de uns momentos fugazes que terminam com o fim do cio da cadela. Para o compreendermos é necessário fazer um esforço para traduzir o comportamento típico dos canídeos para os sentimentos familiares aos humanos.

Sem comentários: