12.2.13

À bolina


In http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/41/8848mar1.jpg
O navio corajoso não se amedrontou com as ondas medonhas que acenavam à saída do cais. Temerário, como temerários são os jovens estouvados, levantou âncora e fez-se às vagas tempestuosas que eram maiores que a estatura do navio.
Em terra, uns mirones atentos atestavam a demência do capitão da embarcação. Não tinham a certeza que a demanda fosse frutífera. Era neles que habitava o medo, o medo que devia encarcerar o navio ao seu refúgio. Ao menos naquele dia ventoso que desarranjara o mar em sua tempestuosa fúria. Mal franqueou o paredão que o protegia da intempérie, debateu-se no remoinho à saída do cais. O capitão ordenou que metessem toda a potência nos motores. Para quem via de fora, a tripulação parecia entorpecida. Talvez tivessem experiência em mares agitados. Ou talvez estivessem contaminados por um ensandecimento que trouxera a cegueira dos sentidos, tão intempestiva fora a partida.
Os mirones que apreciavam a coreografia das ondas não se lembravam de nenhuma embarcação com coragem de sair do porto, nenhuma que tivesse arriscado a ancoragem. Alguém ao lado comentou que a barra estava encerrada. As águas, era sabido dos locais, eram uma armadilha com estes ventos de noroeste que traziam a areia da praia para as ruas e empurravam as águas que se desfaziam nos muros que separavam o areal da avenida. Mas aquela embarcação parecia tomada pela urgência. Entre o vagar da tripulação, que se confundia com uma anestesia que esbulhara a lucidez de todos, só o comandante não disfarçava alguma agitação. Não seria por medo das águas que quase engoliam o navio. Um dos mirones jurara, através dos seus binóculos, que o comandante estava transido pela angústia. Que urgência superior seria o chamamento para a viagem imprudente, transgredindo a ordem que impedia o trânsito de embarcações na barra?
Quando se desembaraçou da voragem das ondas à saída do cais, a embarcação começou a navegar à bolina. O comandante experiente sabia que os ventos que se sobrepunham, errantes, mandavam seguir trajeto oblíquo. E por ali foi a embarcação, sulcando as tempestades incubadas em cada onda alterosa. As pessoas no cais tomaram em si a angústia do comandante. E só quando o navio se confundiu com o horizonte, sabendo-o em jornada robusta, se convenceram que a tragédia já não seria à frente dos seus olhos.
Os dias seguintes não trouxeram notícias de naufrágios. À mesa do café, os mirones ainda estavam incrédulos com a proeza do navio demencial.

Sem comentários: