20.2.13

Lion’s cage


In http://media.carbonated.tv/47294_story__panther2.jpg
Não sentia intensidade na existência se o sobressalto se diluísse nas ameias da temperança. Era como se uma farta espada adejasse, perene, sobre a cabeça, preparada para a decepar ao primeiro passo em falso. Esbarrava numa existência exigente. Não eram tolerados passos em falso. Ao contrário do trapezista no circo, não repousava os erros numa rede de segurança.
Experimentara-a, a rede de segurança, ao cabo de uns dissabores custosos e de umas feridas em combate (no combate travado contra a monotonia). Experimentara-a a conselho amigo, que o pretérito fora lugar onde desdenhara a prostração das ações, e as feridas em combate e os dissabores custosos não faziam fartura de sua repetição. Mas a existência era uma canseira quando tropeçava no previsível. Era enfadonha quando os pés percorriam avenidas largas traçadas em mapas conhecidos, ou quando os sabores se repetiam, ou a rotina vinha de mansinho, domando a rebeldia que geneticamente é indomável.
Depressa fugiu das promessas. Depressa esquecera a dor perpetuada nas cicatrizes como fatura de sobressaltos anteriores lacrados em sirenes de ambulâncias trinando estridentemente. À primeira oportunidade, escorregava para o risco que era o abismo. Se a paisagem diante dos olhos era magnânima e frondosa, desviava o olhar para os antípodas. A demanda era pela inquietação. Parecia uma droga, tamanho o vício pela pulsação acelerada, a respiração abeirando-se da apoplexia, a adrenalina contagiante que montava numa espiral imparável.
Uma amiga dissera-lhe que ele tinha uma incompreensível apetência pela boca do lobo. Discordou. Ufano com a loucura que o consumia, contrapôs como os ingleses o fazem: “in the lion’s cage.” Era indomesticável a vontade de se meter dentro da jaula em que vivia, aprisionado e enfurecido, o leão cativo. E repetia, estavanado, “in the lion’s cage”, com o orgulho demencial de quem parecia não temer a morte.
Talvez acreditasse nas sete vidas que, dizem os antigos, premeiam os gatos.

Sem comentários: