2.9.13

O piropo crime


In http://expresso.sapo.pt/imv/0/289/815/piropoabuelo-c525.jpg
A extrema-esquerda caviar volta ao ataque: quer levar ao parlamento proposta de lei que faria do piropo um crime (caso a proposta não estivesse destinada a fracassar). Falta saber o que as mentes iluminadas, tão muito à frente do pensamento vulgar, idealizam acerca das sanções para os prevaricadores: simples multa? Pena de prisão? A prestação compulsiva de um serviço cívico?
A sanha proibicionista dos camaradas caviar deixa-me perplexo. Laboram numa incoerência que devia ser sanada. Primeiro, não são os seguidores da extrema-esquerda caviar que se acham na vanguarda das questões de género, sugerindo que se desfaçam radicalmente as diferenças (a seu ver artificiais) entre géneros? A perseguição ao piropo tem uma inclinação sexista. São os varões, e de preferência marialvas e trolhas, que se especializam na arte do piropo. Esta lei que os da extrema-esquerda caviar gostariam que fosse aprovada tem uma reverberação sexista de sentido oposto. Inverte a desigualdade dos sexos, pois mete uma mordaça na boca dos trolhas e dos marialvas, impedindo-os de exercerem a sua liberdade de expressão. E encerra uma incoerência de lesa-majestade: os da extrema-esquerda caviar competem com os camaradas comunistas no que tange à proteção dos interesses do operariado. Ora os trolhas são operariado.
Segundo, para quem se ufana de ser vanguarda nas artes, e de assim figurar no púlpito da criatividade, os camaradas caviar não percebem que a proibição do piropo é um assassínio da criatividade. Pode haver piropos que pedem meças à boçalidade, na exata medida da boçalidade de quem os profere. A menos que sejam ofensivos, e que as ofendidas (ou os ofendidos, que os camaradas caviar não podem vedar a possibilidade de serem elas a piropar sobre homens; tal como não podem obstruir a possibilidade do piropo homossexual, nos dois sentidos) se sintam tão ofendidas que se queixem numa esquadra, os piropos podem ser um hino à criatividade. A extrema-esquerda caviar tem a certeza que quer matar uma fonte de criatividade?
Terceiro, não é surpresa que os camaradas caviar escorreguem para proibições. Estão habituados a medrar num lógica que admite que os problemas do mundo podem ser corrigidos por via de leis, e de preferência leis paternalistas que eduquem o povo ignaro a comportar-se quando convive em sociedade. A extrema-esquerda caviar adora educar o povo, qual rebanho carente de um capaz pastor. O que não faz sentido é tomar a árvore pela floresta. Se a sua vontade fosse feita, sobre todos os piropos passava a cair o manto da censura social. Mesmo dos que fossem elogiosos para as destinatárias dos piropos. E o mundo passaria a ser tão mais estéril.
Esta generalização por via legislativa está profundamente errada. Os camaradas caviar querem matar o amor (ou a paixão, ou apenas os devaneios carnais, consoante as hipóteses). Sobram duas hipóteses explicativas: ou os camaradas caviar são insensíveis aos prazeres carnais, ou as camaradas da casta, por falta de piropos consequentes, quiseram-se vingar através da proibição do piropo.

1 comentário:

Paulo disse...

Como alguém sugeriu, já não se trata de esquerda caviar mas sim de esquerda lamejinha, por causa da crise... Mas na minha opinião é mais esquerda barata (tonta).