8.11.13

Compêndio de um reacionário heterodoxo

In http://cdn.controlinveste.pt/Storage/JN/2011/big/ng1682245.jpg
Os que muito criticam um certo “pensamento único” denunciam a “captura” do poder político pelo poder económico. Tudo gravita – argumentam – à volta das grandes empresas. A prova está nos custos da austeridade que veio pôr-se, qual garrote, à nossa garganta: os mais pobres e os reformados suportam o fardo maior; as grandes empresas, e sobretudo os bancos, esses imperadores da ganância e da malvadez, passaram incólumes. Noto que os denunciadores do tal “pensamento único” são os autores de um novo pensamento único, totalitário como qualquer pensamento único, que desabrocha na pendência da democracia. Quem com eles não for de braço dado é sumariamente atirado para as catacumbas da anti democracia. E ainda se arvoram campeões da tolerância.
Mas talvez o diagnóstico não condiga com a grelha de leitura dos novos fautores deste pensamento único. O dia era de greve dos transportes e as imagens da televisão, pelos noticiários da manhã, invadiam os olhares com o caos das cidades sequestradas pelos grevistas que não tiraram os autocarros, os comboios, os metros e os cacilheiros das respetivas garagens. Os rostos dos utentes, ansiosos pela chegada de um comboio, fosse a que hora fosse, era um retrato vivo das greves. Quem diz que os capitalistas é que mandam nunca viu o caos das greves, em particular de uma greve dos transportes. Quase tudo fica sitiado. As pessoas que precisam de transportes públicos para irem trabalhar, ou não vão ou chegam atrasadas (ou acordam de véspera para não chegarem com atraso).
Os sindicatos é que mandam nisto tudo. É um poder espúrio, destruidor. Conseguem que a população dos transportes públicos fique esbulhada. Ato contínuo, desembaraçam-se das responsabilidades. Os utentes não se devem insurgir contra os grevistas. Se o governo lhes fizesse a vontade, não havia greves. Os utentes impedidos de usar os transportes públicos devem atirar a fúria para cima do governo. Só faltava os governos cederem à chantagem dos sindicatos para estes transformarem um poder destrutivo em poder construtivo.
(Uma Avoila qualquer, sinistramente proclamou a seguinte lição: quando os trabalhadores dos transportes públicos fazem greve, acautelam os seus interesses e também os dos utentes. Não sei se posso entender esta lição como um convite aos utentes impedidos de frequentarem transportes públicos: não vão trabalhar, fiquem a descansar. Um programa de intenções, a dita Avoila.)
Pelos olhos continuavam a passar as imagens caóticas da greve. Ocorreu discernir o seguinte: não são os endinheirados, nem a classe média que pode usar transporte próprio, os mais afetados pela paralisação dos transportes públicos. São os remediados que usam os transportes públicos. E ocorreu-me, pois, intuir que estes são os visados pelas greves dos transportes públicos. Desenganei-me. Se algum jornalista com dois neurónios ligados perguntasse às Avoilas por aí se não se incomodam por a greve apoquentar a sua (potencial) base eleitoral de apoio, logo endossariam as responsabilidades da greve ao governo do momento que não quis fazer a vontade dos sindicatos. É uma política de terra queimada.

Aos académicos que conjuram contra o capitalismo, e ao-outrora-ministro-de-Cavaco-que-agora-lidera-o-Comité Económico e Social que descobriu que o poder político foi “capturado” pelo poder económico: talvez fosse tempo de admitirem que os sindicatos é que mandam nisto tudo.

Sem comentários: