23.7.25

Players, payers and prayers

Broken Social Scene, “Anthems For A Seventeen Year Old Girl”, in https://www.youtube.com/watch?v=wLaDksDOcE4

Quem paga para jogar é um jogador como os outros? 

O contraste com os que são pagos para jogar confirma o estatuto inferior. Mas só se ensaboarem as credenciais do elitismo e se considerarem que os únicos jogadores que merecem ser recompensados através das receitas de bilheteira são os profissionais, aqueles que se distinguem pela desenvoltura. É muito provável que, entre a audiência, haja jogadores amadores que precisam de pagar para jogar (o aluguer do campo, compra do material necessário e jantar após o jogo).

Os que pagam para jogar, amadores de boa cepa, não possuem o exclusivo da oração antes de se entregarem à função. Os da elite, antes de entrarem em campo, cumprem rituais que misturam o sagrado com o profano, a religiosidade com a superstição. As preces podem ser motivadas pela súplica para ganhar ou para que o jogo não dite uma sorte madrasta para a integridade física. 

As duas condições (praticantes e necessidade de oração prévia) confundem-se, independentemente de os praticantes serem profissionais ou amadores. É uma amálgama que não distingue uns de outros. Jogam e oram, estejam a ser pagos para jogar ou a pagar para ir a jogo. Só não se misturam dentro da arena onde decorre a função. Os critérios exigentes, vertidos em regulamentos detalhados que proíbem muito e exigem muito mais, não admitem misturas de estatuto: os praticantes pagos para jogar não admitem jogar contra os que têm de pagar para ir a jogo.

A diferença entre os que pagam e os que são pagos deveria enriquecer análises de extração marxista. Pois são os que já medram na abundância que recebem transferências daqueles que pagam para vê-los a irem a jogo. Estes, por sua vez, não só têm de desembolsar quantias elevadas para ver a destreza dos primeiros, como, quando querem simular as habilidades dos seus heróis, são chamados a abrir os cordões à bolsa outra vez. 

Houvesse uns cultores da metafísica sensíveis ao chamamento marxista e a sensibilidade para corrigir estas entorses sociais estaria na ordem do dia. Podiam aproveitar a propensão para as preces, com total visibilidade entre os afamados jogadores que exibem a sua religiosidade ao entrarem em campo, para angariarem um dízimo que fosse a favor dos amadores que sobem a campo para se divertirem e fingirem que são quase como os praticantes pagos a peso de ouro.

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