23.12.25

LIX

Faith No More, “Midlife Crisis” (live at Pinkpop), in https://www.youtube.com/watch?v=py1u0k3d6kw  

“I felt surprised 

that the time on the clock was the time.”

Que coses tu no avental, nesse promontório baço que arranca o luar com os dentes irados? Desalojas a lucidez à medida que a sensatez se ausenta. Dirás não ser tua a culpa, mas ninguém invocou a culpa. Em tua defesa, alegarás uma insanidade, um estado temporário de irresponsabilidade, uma farsa qualquer que te ajude a alijar a culpa, falando metodicamente.

E, todavia, é nesse avental gasto que coas a usura que esbarra na tua pele com a imensidão dos dias que se repetem. Cobras aos demónios a portagem que a alma exige. Os demónios pagam a portagem que for fixada, para eles o custo de oportunidade é sempre marginal. Tu, não temes que a invasão dos demónios te transforme num marginal. Por mais que insistam que a lei é objetiva e os juízes não transigem na imparcialidade, a contrafação das ideias é sempre relativa. Que os outros te vejam como um marginal, é um problema que lhes compete resolver.

O avental fica mais puído à medida que o tempo avança. Não o emprestes à lavandaria. Sabes que seria um empréstimo temporário, mas temes que o avental se extravie no meio de tanta roupa diligentemente cuidada na lavandaria. Contratar um seguro não aplaca o medo: se o avental se perder na lavandaria, ninguém vai recuperar o inventário de memórias de que é fiel depositário. Se confinasses os vestígios do passado que visitam o avental, ou se os deixasses apenas pousar ao de leve para logo de seguida serem entronizados como memórias desmaterializadas, não viverias a angústia da higiene do avental.

É um pouco como outro dilema que te acomete: sensível aos pronunciamentos dos profetas do meio ambiente, diminuíste a frequência dos banhos para duas vezes por semana. Alguém foi-te conselheiro – ou, não sendo o caso, tomaste um pretexto na mão para legitimar os hábitos de higiene contestáveis.

Amanhã – dizes em tom mais ou menos solene – vou entrar numa igreja para entoar umas preces que inventei. Não estaremos na igreja para apreciar os teus dotes. Não interessa. Tu dispensas que sejamos testemunhas da tua fé. Sabes que não temos fé, talvez por isso entendas que falamos idiomas incompatíveis. Não é o meu caso. Mas nunca usei avental para te avaliar. 

Sem comentários: