27.4.15

Encontrei um vulcão

Blur, “Song 2”, in https://www.youtube.com/watch?v=SSbBvKaM6sk
Foi pela alvorada, quando a luz ainda macia trespassa a noite. Estava o vulcão em seus preparos. Onde nem sequer havia uma montanha, cónica como soe ser quando se trata de vulcões.
O que podia ser uma adversidade foi abençoado. Estávamos todos a precisar de abalos telúricos que hipotecassem os frondosos esteios que, já se não percebia, eram travões ao esplendor. Estávamos todos a precisar de ver as entranhas a arder, de as ver vomitar fogo e de apreciar as labaredas a consumirem as ruas desertas. Estávamos todos a precisar de um módico de pânico. Para interpelarmos o sossego que era adversidade, uma inércia ardilosa, a inércia confundida com estáveis mares que não apoquentavam as naus que os frequentassem. O vulcão insubordinou-se. Sem aviso, começou por deitar fumarolas intensas, parecia que estava a fumar um cachimbo descomunal, a ver pelas cinzas espessas que se iam acamando na roupa dos mirones de circunstância. Não se demorou nos seus propósitos. Depressa disse ao que vinha. Num troar iracundo, golfou a lava luminescente.
O vulcão não deu ouvidos aos mercadores do equilíbrio das coisas todas, os que querem que o tempo seja uma entediante repetição de preceitos ordenados em sua harmonia. Os mercadores suplicaram que o vulcão fosse efémero, que cuidasse de assustar as pessoas mas não se demorasse e voltasse à hibernação que era o seu estado admirável. O vulcão não podia dar ouvidos aos testas-de-ferro das coisas sequestradas pela inércia dos deuses do tédio. Os gritos tonitruantes ensurdeciam as redondezas. Ninguém cuidou de saber se o vulcão seria cortês para os porta-vozes da serenidade: os gritos de dor do vulcão distraíam do resto.
Os emissários da serenidade pensaram num plano para contrariar a teimosia do vulcão. Encomendaram os serviços de uns feiticeiros africanos, peritos em destravar a chuva nos idos de seca, para aplacar a fúria do vulcão que cuspia lava como se ela fosse infinita. Os feiticeiros conseguiram fazer chuva. Mas as grossas gotas da chuva cristalizavam assim que aterravam na lava incandescente. O vulcão só adormeceu quando os feitores dos tempos álgidos se convenceram da sua futilidade. Nas sobras de todas as apoquentações bolçadas pelo vulcão, sobejava a vontade de pegar nas cinzas e meter as mãos à obra. Não era um nada que sobrava. Mas, ao menos, as gentes teriam de sacudir a poeira da inércia para refazerem as paisagens em redor.
Fora essa a serventia do vulcão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em cada um de nós existe um vulcão, em alguns entra em erupção, noutros fica simplesmente adormecido...