29.9.15

Redenção

Massive Attack, “Karmacoma”, in https://www.youtube.com/watch?v=Vi76bxT7K6U&list=PLwbHPJm56dEsJsFInwwZhTn7PfeAYbuAA    
(...) Pra que fui visitar a Índia que há
se não há Índia senão a alma em mim? (...)
Álvaro de Campos, in Opiário.
O avesso. A cor do sangue. A espessura dos esteios – e, caso o achamento seja da sua fragilidade, o avesso do avesso com a menção de os tornar firmes. As demandas interiores não são empreitadas fáceis. Implicam convulsões, poderosos abalos telúricos, exigem remexer nas fundações, destruir ideias feitas. Reinventar o olhar, passando a olhar por outras lentes as coisas de outrora e a vestir o olhar com novos cambiantes para as coisas novas.
Convoca-se a necessária peregrinação que é candeia da catarse. Fazem-se as perguntas todas, as que já tinham sido feitas dantes e as que uma dúctil paz interna aconselhara a não formular. Fazem-se as perguntas com o desassombro de partir para elas sem o imperativo de obter respostas. O segredo é ter a coragem de formular as perguntas, sobretudo as mais impertinentes, as que vêm desassossegar as águas interiores.
O método não é ao acaso. Não há cabimento na catarse se não se tropeçar numa encruzilhada que ata as mãos e os pés. Mas não se pode ficar parado muito tempo nos contrafortes da encruzilhada. O vento álgido derrota a paciência do rosto. E há ventos outros, soprados sem o sopeso das amarras, que se prometem, diligentes. É como se, de repente, os escombros se dissolvessem numa apneia que anestesia os sentidos. Num ápice, o corpo deixava de ser um estuário sedentário. Virado do avesso, ansioso por ver as cores do avesso, atirando-se para as nómadas cores vivazes. Sem receio de importunações semeadas pelos sucessivos planos inclinados que respigam o corpo com as conclusões mártires que gente lúcida trata de evitar.
Talvez as convenções estivessem erradas. Talvez os olhos vissem o lado errado das coisas por o procurarem no exterior de si mesmos. Talvez. Talvez tudo. Sem certezas categóricas, nem ideias comprovadas, ou ilações coadas pelo filtro da razoabilidade, ou até palavras fixando um sentido determinado. Talvez os olhos precisassem de olhar para dentro de si mesmos. Para o avesso que vinha nas traseiras do olhar. Numa meditação afinada pelo estalão da reinvenção da vida. Com o cuidado metódico de não querer obter respostas para as tantas perguntas em formulação.

Sem comentários: