24.9.15

Os nomes inteiros

Dead Can Dance, “Anywhere Out of the World”, in https://www.youtube.com/watch?v=vzy6hF6nygo
Nomes sem mácula? Era perturbante saber que tantos se consomem por causa da corruptível forma dos outros. Acusavam de serem nomes madraços, nomes que não honram os nomes que ostentam. Era como se uma terrível aleivosia tivesse sido cometida aos pais que ofereceram tais nomes. Não eram nomes inteiros. Eram nomes pela metade, nomes amputados da glória de ser íntegro.
Havia algo que não batia certo. Os tantos que davam voltas no sono por causa da destemperança dos outros eram incapazes de estugar o passo na hora de se virarem do avesso à procura dos seus fantasmas. O problema dos telhados de vidro tem longa memória. Mas a memória recente atraiçoa o julgamento. A memória vem em diferentes camadas. E se se abraça ao oportunismo, é capaz de esquecimentos convenientes. É capaz de uma desmemória total sobre o sangue que corre nas veias, como se o deles fosse impoluto e, por ser impoluto, pudesse ascender a um altar de onde ditam julgamentos implacáveis aos que tresleem os mandamentos certos.
Eu desconfio. Desconfio muito dos que penhoram os comportamentos dos outros. Desconfio que os maiores pecadilhos habitam neles. E eles escondem-nos com a precisão cirúrgica de um agente secreto quando faz espionagem sem ser notado. Prefiro os que se desviam dos cânones, os que são acusados de atirarem um nome para a pior lama. Prefiro os que desnudam o seu lado humano e não escondem o que por outros é acusado como impudicícia pronta a ser lapidada em público. Os nomes inteiros não são os dos que se põem no lugar de lídimos julgadores. Tal como os telhados são de vidro e as pedras os podem esfrangalhar, prudente é ninguém se chegar à frente na hora de atirar a primeira pedra.
Em havendo uma qualquer justiça a que se convencionou chamar divina, mesmo que ela se demore a produzir, a reversão das medidas aplicadas pode devolver os nomes apoucados. Nessa altura, consciência de que todos os nomes são inteiros à falta de poderem ser inteiros mercê de uma integridade impossível.

Sem comentários: