27.1.04

Em resposta a Paulo Pereira (Blogo Social Português)

Recebi um mail de Paulo Pereira, remetendo-me para um post por ele publicado no Blogo Social Português acerca do artigo de Eduardo Prado Coelho no Público, por mim comentado na passada sexta-feira.

Em relação ao essencial que ambos comentámos: estou de acordo quando afirma que “EPC até simpatiza com o FSM (Fórum Social Mundial) mas ainda não percebeu o que é que é o FSM”. É por isso que é errado falar “na esquerda”, como o intelectual teima em fazer. É por isso que fazer menção “às esquerdas” tem maior exactidão – porque são diversas as sensibilidades e todas elas encerram propostas destoantes sobre o modelo de organização sócio-económico em que assenta o mundo.

Não posso deixar de sublinhar, com surpresa, que Guterres tenha estado presente no FSM. Sendo o presidente da Internacional Socialista (IS), decerto os participantes no FSM terão tido oportunidade para lhe perguntar (desconheço se o fizeram) como se concilia o socialismo de que ele é expoente com as propostas de alter-mundialização do FSM. Não se deve perder de vista que os socialistas que se acobertam na IS professam o credo capitalista que é tão deplorado pelos mentores do FSM.

Já agora: não estando situado à esquerda, sou capaz de detectar a existência de diversas esquerdas. Bom seria que os paladinos das esquerdas exercessem o mesmo rigor intelectual e admitissem a existência de diversas direitas. Sem resvalar para a tentação de chamar extrema-direita a partidos que em Portugal têm representação parlamentar e que se distinguem claramente de partidos que, esses sim, não hesitam em ser extremistas.

E confesso que não admiro, nem um pouco, o CDS-PP!

Sem comentários: