3.10.11

A fome e a vontade de comer


In http://img133.imageshack.us/img133/4603/banquete.jpg
Tudo era excessivo. Era como se tudo coubesse numa caixa de pandora enlaçada com o sal das contingências. À primeira ocasião, os duendes do desassossego faziam-se notar. Estilhaçavam tudo com um gesto singelo. Embaciavam a claridade que fora árdua obtenção. O peito sentia as palpitações que davam o mote à angústia que tudo açambarcava. Descompunha-se a lucidez, as luzes perdiam a claridade. Embotadas, deixavam-se insinuar pelos fantasmas não convidados que, todavia, se misturavam com os dias presentes. Depois sobravam os suores, as palavras que foram ditas e não se deviam jorrar, indomáveis, à boca de cena. Ficavam aprazados os pesares e os perdões. Até que nova tempestade viesse soprada de algures e caldeasse a resplandecência do céu com as nuvens tão escuras que atemorizam o sono.
Mas os excessos eram o templo vivificante. Às vezes, quando o sono se ausentara e os olhos pesados já não filtravam a claridade das coisas, parecia que as ruínas soçobravam em seus escombros. Ora a destruição parecia aterrar num ápice, violenta e fragorosa; ora se insinuava mordaz e silenciosa, as pedras do templo desprendendo-se uma atrás da outra numa lentidão exasperante.
E por mais que pela alvorada os olhos esbarrassem nas ruínas fumegantes, e tudo parecesse uma iteração de pretéritos que deviam ser matéria inerte, as mãos suadas pegavam na caixa de pandora e com paciência desfaziam o emaranhado nó que encimava o laço ardilosamente pomposo. Urgia abrir a caixa, por mais que ela, ainda fechada, gritasse dores em forma de anunciação. O corpo mergulhava com a voracidade de quem se queria saciar no desconhecimento do precipício.
Até a terapia era excessiva. Um modo urgente de desfazer os equívocos que ficaram a adejar como punhal lancinante. O corpo entregava-se à queda no aveludado precipício. Sabia que ao bater no fundo a queda seria atapetada. O corpo erguer-se-ia e trataria de fitar o horizonte com a habitual perseverança.

Sem comentários: