27.1.12

Cavaco, o insolvente


http://1.bp.blogspot.com/_2zs5c5CsYKs/TSbb6ZXXj-I/AAAAAAAAQUw/JdsAfO6wrls/s320/sem%2Bdinheiro.jpg
Pediu o Público a ilustres personalidades que filtrassem os consulados de Cavaco e lhe dessem um cognome – num extático arremedo aristocrático, como é costume fazer com os reis, que não casa com os pergaminhos da república nem com a careta da personagem a quem pespegaram o cognome. Cometo o topete de me juntar à fanfarra (em faltando os pergaminhos de “ilustre”). Aqui vai o meu palpite: “Cavaco, o insolvente”. A explicação vem das nada fleumáticas palavras em que a excelência destilou imprópria choradeira por o que entra todos os meses na sua recheada conta bancária não chegar para os gastos.
É um facto comprovado empiricamente: quanto maiores as alcavalas, maiores os vícios. Mal anda o maior economista vivo da pátria (assim pensa de si mesmo) quando dá públicas lições aos súbditos acerca do milagre da poupança e depois tem um deslize que deixa à mostra os seus hábitos de prodigalidade. O episódio vem mesmo a calhar. Agora percebemos por que a personagem não foi capaz de meter as finanças públicas em ordem quando foi primeiro-ministro durante dez anos.
Para o caso, pouco importa (sei que quase toda a gente discordará deste argumento) que a soma das pensões deste reformado esteja no plano onírico para o comum dos mortais. Para mim, o que importa é que o senhor seja um paradigma do consabido “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”. Prega a castidade dos gastos e depois admite que fracassou ao passar à prática os doutos ensinamentos proferidos, como é hábito, desde o alto da sua cátedra onde exsuda imensa autoridade intelectual.
É de deixar vir à tona toda a comiseração possível, contudo. Como logo a seguir se auto-apodou “provedor do povo”, não podia haver maior ato de humildade. Ele é lá para qualquer um a pessoa mais importante da pátria admitir que está à rasca de dinheiros? Sim, é um fiel provedor do povo. Porque o “povo”, certamente na sua larga maioria, tem as mesmas queixas que Cavaco, o insolvente.
(Só não tem os mesmo proventos. Mas isso é outra conversa.)

Sem comentários: