9.1.12

Uma maçonaria só para mim


In http://es.i.uol.com.br/aventalcozinhadivok.jpg
É este reboliço por causa de coisas secretas que tiram o sono a tanta gente. Se o são (secretas), logo paira sobre os narizes dos curiosos o habitual farejar de cão de caça que, de cauda espetada e nariz emproado, afina o faro em demanda da presa. Está mal feito: se a, por estes dias, massacrada maçonaria é uma sociedade secreta (ou seita, ou lá o que for), deixá-la estar sossegada. Secreta, bem escondida dos olhares apetitosos.
Entre a espessura do nevoeiro que impedia espreitar para dentro das muralhas da maçonaria (e, há que dizê-lo, da sua gémea mas desavinda seita católica, a opus dei), vamos sabendo uns detalhes. A malta que lá desagua quer tratar da vidinha. Lá, como na opus dei, prometem-se sinecuras pelos bons préstimos. Cobrem-se uns aos outros, numa teia de aranha onde são caçados os que desalinharem da confraria.
Tal como a opus dei, a maçonaria embebe-se em rituais, processos iniciáticos e fardamenta imperativa. Isto dos rituais é que transcende a minha modesta compreensão. Os sociólogos amigos farão o favor de explicar que os rituais socializam os confrades. São um sinal de pertença. Assim como assim, consta que os homossexuais produzem sinalética que, com discrição, os identifica na vida noturna. Ou os adolescentes que se cumprimentam com uma coreografia gestual que culmina com um troar de punho contra punho, o que só se faz aos da casta. Seja o que for. Mas o que se diz dos rituais das lojas maçónicas, em tamanho tom de escárnio, faz lembrar um clube de rapazes que se excita com a palração iniciática que não destoa do esotérico. Não sei se me deixam usar a palavra ridículo (que, também se faz constar, os da maçonaria têm fracos fígados para o humor que se faz com eles).
É dos aventais e outras coisas que tais. No fim de contas, todos temos um bocado de Tom Sawyer escondido num recanto da memória. Sai uma maçonaria para cada um de nós. A minha, também com aventais, é a maçonaria dos comensais que idolatram a gastronomia.

Sem comentários: