23.7.12

Mais olhos que barriga


In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKXcd3Hmd8smRgpqV__IxVh4HBi366GSgoIKyEJjePC6NqBSWxqw5-luOIMyv0DZLJ0a6t3NAQY2DRbONT1F7d4-0WEaQv439wIShjl6uLgOdfsIgZt6F122eM2eRRQkCsZVW1/s380/Helder+no+empratamento+3.jpg
O modismo do empratamento todo pimpão, desenhando autênticas obras de arte com os ingredientes, uns molhos a preceito e outros adereços a comporem o ramalhete, é uma trapaça. Os olhos vão no engodo. Como se os chefes de cozinha que se dedicam à minúcia do vistoso empratamento quisessem adulterar o paladar através da anestesia do olhar. Ou talvez esteja tudo certo: a fazer fé nos sacerdotes que exortam a raça humana a desprender-se das coisas materiais e a entregar-se aos prazeres dúcteis da espiritualidade, o empratamento vistoso está para a espiritualidade como a gastronomia-empanturra-estômagos está para os vícios materiais. É preciso ter travão na boca, ou caímos nas doenças, que podem ser letais, alimentadas pelo excesso de alimento ou pelo descuido com o que nos alimentamos.
Não é só aqui que os sentidos andam às avessas. Em tantas outras coisas da vida (umas boas, outras rotineiras), os olhos são gulosas entidades que levam outros sentidos (depende do assunto) a sentirem-se atraiçoados quando são convocados a exercitarem o seu préstimo. O olhar é um filtro danoso. É uma credencial de expectativas que, tantas vezes, resultam num ato fracassado. Os olhos assim, fautores de enganos nos demais sentidos, são mordazes criadores de esperanças.
Dir-se-á que o problema não é dos olhos. Eles retratam o que é dado a ver. O dedo deve ser apontado aos fariseus que engalanam as coisas vistosas que seduzem os olhos. Quando assim é, desconfia-se: quem tanto ornamenta o exterior para atrair os olhos que se embevecem com todo o encantamento, é porque sabe (mas não confessa) que o produto é de fraco jaez.
Regresso ao empratamento fanfarrão que faz moda na culinária. Os olhos vão no feitiço. É um sentido que agradece. Mas falta o resto. Um certo sal a temperar os sabores. Os olhos, esses, já deviam ter aprendido a não fabricar embustes para os outros sentidos. Não é obras de arte que o paladar tenciona degustar. 

Sem comentários: