13.5.15

No bastião da monogamia

Them Crooked Vultures, “Nobody Loves Me and Neither Do I”, in https://www.youtube.com/watch?v=vxPJMO-O8h8    
Futre publicita pastilhas para os varões que já têm dificuldade em cumprir a função. (Numa hora, produz-se o milagre.) Dantes, Futre aparecia ladeado por duas jovens e lascivas mulheres, cada um dos bracinhos gulosamente abraçando as meninas. O anúncio foi refeito. Agora, Futre aparece na companhia de uma jovem também lúbrica.
A mudança de cenário não terá sido por acaso. Perguntei-me o que terá levado à mudança de cenário. Um suspeito do costume: as brigadas que zelam pelos costumes, dos bons. Se já não era de bom tom pôr o antigo praticante de futebol a publicitar comprimidos que despertam da letargia um corpo de outra forma inanimado (estas coisas não se tratam em público, ora essa!), menos aceitável era a imagem construída no anúncio: um homem nos seus cinquenta e poucos anos, agarrado a duas (duas!) jovens e sensuais raparigas com idade para serem suas filhas, a exteriorizar que emboca umas pastilhas daquelas e fica possuído de dotes de pós-adolescente garanhão.
Que mensagem insidiosa, que desprezo pela estabilidade das famílias, que desproteção das mulheres pré-menopausicas que (mandam os cânones artificiais) não conseguem competir com os dotes de fogosas moças como as que emprestam a cara ao anúncio. Os danos da publicidade iam mais longe: um homem a caminho da senescência sexual agarrado a duas jovens mulheres cheias de dotes implica poligamia ou, pelo menos, uma promiscuidade que não devia ser cometida por quem já tem idade para ter juízo. Uma sociedade como deve ser não pode transigir com o abastardamento dos sãos valores.
Depois vieram as pressões do bastião da monogamia. O anúncio foi revisitado. Os setores conservadores mostraram generosidade: toleram o anúncio (talvez por saberem, os varões afetados, que precisam do produto para se poderem amanhar), mas exigiram que uma das lúbricas meninas fosse banida da companhia de Futre. Estalinismo de braço dado com o bafio das sacristias. E um módico de distração: no anúncio sobreviveu a imagem de homens cinquentões (e por aí fora) que queimam poupanças para adquirirem comprimidos destes ao tanto se babarem para serem vistos na companhia de uma mulher com idade para ser sua filha. E ninguém, da brigada dos bons costumes, protestou. Será distração, ou apenas coincidência?

Sem comentários: