Bizarra Locomotiva, "Sono"
No estirador das
intenções, o plano confecionado em todos os detalhes. O perfecionismo não
deixando nada ao acaso. Sem ajuda de papeis, ou de outras mnemónicas que não
sejam as mentais.
As escadarias do plano
desfilando diante dos olhos. Em cada degrau matéria diferente para ser sopesada,
as personagens que hão de ser convocadas, as palavras que devem ser ditas e as
outras a que se devem atar silêncios. E a antecipação das possibilidades, sem hibernar
na teia de impossibilidades que a qualquer altura se podem apoderar das possibilidades.
É preciso cimentar planos de contingência, não vá o acaso, ou a infirmação de
possibilidades, tornar vetustas as intenções originais. Porque, como já foi
dito, nada pode ficar ao acaso.
Testam-se as múltiplas
possibilidades. Jogam-se no tabuleiro as prováveis e as menos prováveis
articulações com outras personagens. Os testes são repetidos. À exaustão. Não pode
haver pontas soltas. Um mapa desdobra-se na tela mental, um mapa cheio de
anotações e de caminhos possíveis para chegar ao desiderato. Há ainda sub-mapas
que interiorizam os planos de contingência, contendo mais anotações minuciosas
e remissões para novos planos de contingência urdidos na impossibilidade dos
originais planos de contingência. O arquiteto das intenções olha para o estirador
(mental) onde repousa a matéria-prima do plano. Por mais que repita as simulações,
conclui que o plano atingiu a perfeição.
Embebido de soberba,
ensaia o último degrau na complexa escadaria que o eleva ao propósito (que, a julgar
pela minúcia usada, deve ser do outro mundo). No relógio são horas de levar as
intenções à prática. Tudo será como idealizou, ou na conformidade com um dos
planos de contingência que são a argamassa necessária para o que o tempo
trouxer de mudança ao cenário do início. Está convencido da sua infalibilidade.
O estirador das intenções todo aprumado não podia concorrer para a deserção do
desiderato. Tudo tem de correr como foi pensado. Não há pontas soltas.
Estava enganado. A
imprevisibilidade do tempo e a argúcia dos personagens convocados nunca podem
ser completamente acauteladas. Não há planos perfeitos. O tiro saiu pela
culatra.
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