10.8.15

Cerveja artesanal


Dead Combo, “Hawai em Chelas”, in https://www.youtube.com/watch?v=ZjjLQId0GDA    
Porque os contrastes emprestam riqueza à existência. E dos contrastes frui a luminosidade que destitui as cores baças que fazem coro como a monotonia. Um cosmopolita enamora-se pelo tipicismo de um pequeno lugar. Mas se um cosmopolita se diz ser cidadão do mundo, sem raízes a lugares nem baias que limitem a pertença, como pode descair para as maravilhas de um lugarejo? Como pode admirar a idiossincrasia de um lugar tão pequeno e continuar a reclamar-se cosmopolita?
Das contradições que emergem no firmamento não reza ditame para o vindouro. Porque a vontade é espontânea e não sucumbe a regras, nem as que são fruição da consciência e não obedecem a pautas oriundas do exterior. E se a vontade do instante for cativada pela êxtase oferecida pelo microcosmos de um pequeno lugar, deixe-se a vontade sem freio, mesmo que haja a impressão de se traírem os pergaminhos cosmopolitas. Pois o que interessa não são as balsas herméticas onde julgamos estar. Elas têm alguma serventia: servem como pontos cardeais que ajudam a definir uma pertença. Não passam dessa função.
Por isso, se os pés se embrenharem nas escadarias alcantiladas e feitas de pedras gastas, onde as janelas do casario se metem dentro umas das outras, e as gentes habitantes ostentam uma simplicidade que chega a ser agressora, deixemos ir os pés em contravenção com os pergaminhos cosmopolitas. Eles não ficam em banho de hipoteca, como se estivessem a ficar datados e sem utilidade. É apenas o mostruário da autonomia do ser e como a determinante das causas é a vontade. Os rótulos ajudam a que nos situemos perante o lugar imenso que é o mundo. Não são algemas que nos fixam a uma monolítica pertença.
E eis que um cidadão cosmopolita, mental viajante pelas quatro partidas do mundo, detentor de um passaporte de apátrida condição, se enamora pelo húmus de uma cultura local. Sem deixar de ser cosmopolita. Que um cosmopolita não confia apenas nas marcas globalizadas; também é um lídimo apreciador de cerveja artesanal.

Sem comentários: