14.2.19

No início, (não) era o adjetivo (short stories #95)


Imploding Stars, “A Mountain and a Tree”, in https://www.youtube.com/watch?v=DsL0G0iZuoM
          Tinha de me encher de coragem. Coar a impudicícia, para não corar com ela. Era imperativo renunciar aos adjetivos. Os adjetivos agridem as frases, ornamentos que as adulteram. Era como se fosse preciso engalanar as frases com palavras encharcadas de sentido fundo, pois só assim as orações ganham vida própria; ou encharcá-las com adjetivação abundante, todos convencidos que esse era o predicado da escrita fecunda. Havia os que tinham os adjetivos como cais, socorrendo-se deles como defesa para a fragilidade da escrita; como quem diz: se não fosse a profusão de adjetivos, a mancha de texto ficava emagrecida, e eles continuavam a acreditar que os pergaminhos do texto se vendem pela quantidade de páginas. Porém, os adjetivos pouco acrescentam ao texto. Regressava ao começo para denunciar a petição de princípio que entroniza os adjetivos. Fossem de uso intencional, fossem de uso espontâneo (em linha com o modismo do texto palavroso, quase gongórico, que se esgota no paradoxal vazio dos prolixos adjetivos). Era preciso depurar o texto. Fazê-lo regressar a uma pureza que prescindia dos adjetivos, meros corpos inertes que engordavam o texto sem lhe conferir substância. Não é por acaso que a substância faz par com o substantivo. As duas palavras têm a mesma etimologia. E agora, em transição, os adjetivos tinham de ser fundidos na sua inutilidade. Ou ficar presentes como peças arqueológicas, para memória futura. Na transição, decretava a jactância dos adjetivos, representação dos para-raios da vaidade, manual da escrita que era o fosso da sua clareza – como se os adjetivos fossem o colesterol da escrita. A parcimónia era o achado superveniente nas arcadas do programa cerzido a tinta-da-china. Doravante, os adjetivos não estariam em degredo, que a radicalidade não tem vencimento no opúsculo das decisões lúcidas; mas estariam em perda na bolsa de valores do vocabulário, atirados para o fim das palavras em lista de espera. Com um critério seletivo de utilização, apenas admissível quando peças cirúrgicas da escrita.  

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