8.8.12

Como desperdiçar dinheiro em duas lições


In http://buildaroo.com/wp-content/uploads/2010/10/flusing-toilet1.jpg
Não é sobre compras supérfluas de quem se enamora pelo consumismo; não é sobre investimentos sem pernas para andar, escondidos no engodo de proventos milagrosos que encenam a ganância; não é sobre o patológico funeral que os agarrados pelo jogo fazem ao dinheiro que lá enterram. É sobre lições do desperdício de dinheiro, sem dissecar aquelas hipóteses de o esbanjar.
Nas últimas semanas temos sido bombardeados com a jactância das autoridades que combatem o tráfico de droga. As apreensões são umas atrás das outras. Julgar-se-ia que o mercado dos produtos transacionados ilegalmente anda deserto, tamanha a fartura de capturas de droga. O que me impressiona mais é o ar ufano de quem divulga o valor dos estupefacientes que não chegam a entrar no mercado. A cada apreensão fala-se de milhões de euros. Fico sensibilizado com os valores, mas não me é dado a entender o efeito pedagógico da informação. Dava de barato se esse dinheiro engordasse o erário público. Para isso acontecer, as drogas teriam de perder a conotação pejorativa. O duro braço da lei, com a colaboração das autoridades, não poderia perseguir as drogas. Se elas fossem vendidas com o beneplácito da lei, os cofres públicos benzeriam, no aperto financeiro em que estamos, o forro reditício proporcionado pela transação das substâncias ilícitas.
Eu acho que tudo isto está errado. Imagine-se o efeito multiplicador que a entrada no mercado da droga avaliada em tantos milhões de euros teria para a economia. A quantidade de automóveis de gama alta e apartamentos luxuosos que se iriam vender. Era uma ajuda para reanimar dois mercados em aflições (automóvel e imobiliário). E depois vinha a dispersão de mais vantagens: mais gente a trabalhar nestes sectores, mais gente a receber salários e a desengatilhar o consumo travado pela crise. E por aí fora.
Continuo espantado com os cálculos que dão valores milionários às drogas confiscadas. É como se tivesse exultado com o euromilhões porque saiu a minha chave da sorte sem me ter lembrado de registar o boletim.

Sem comentários: