15.8.12

Mudar por dentro da mudança


In http://4.bp.blogspot.com/
Os sobressaltos do tempo amanham as rupturas. São encruzilhadas onde rejuvenescem, com vivacidade, as resoluções que se não tomam amiúde. Mudamos porque tem de ser. Ou mudamos porque à mudança somos conduzidos sem o concurso da vontade. Não interessa a origem da mudança. Só a mudança em si. Como oportunidade para avivar os horizontes onde o olhar se fixa, uma justaposição de vontades dispersas até que uma venha à tona.
Não chega a mudança física. Ela entreabre a janela para a mudança por dentro da mudança, a que busca um módico de transformação dos lugares feitos, dos saberes adquiridos, dos hábitos que se tornaram rotinas já enfadonhas. A mudança, quando assoma por dentro da própria mudança (uma mudança ao quadrado, tomando de empréstimo linguagem dos matemáticos), é um voltar atrás com os ponteiros do relógio. Desfazem-se as coisas de onde elas tinham entronização. Algumas estão fadadas a perecer nas profundezas do lixo, descoberta, tantos anos depois da poeira assimilada, a sua inutilidade. Outras não se demovem do seu lugar consagrado. Apenas mudam de sítio, sem perderem o lugar centrípeto que é seu. Com elas muda a vontade de mudança, um eflúvio de ar renovado que sopra de quadrantes invulgares.
A rotina que chega ao alpendre do doentio, de mão dada com a acomodação servida no cálice da inércia, dá o mote para a mudança por dentro da mudança. É como se de repente um tufão imprevisto irrompesse terra dentro, arquejado pela maré enfurecida, prometendo destroços abundantes à hora do rescaldo do cataclismo. Os destroços são retirados sem lágrimas, sem pesar que seja pela cruel tempestade que causou toda a devastação. Depois dos destroços, as mãos entregam-se à construção.
É um novo que se amontoa vindo do nada. Ou a imagem da mudança por dentro da mudança. Um pretexto para iludir o tempo que avança.

Sem comentários: