29.9.16

Os homens não se medem à cobertura capilar

Corona, “Pacotes”, in https://www.youtube.com/watch?v=ZIBRUWmbOVw
Coisa vil, a de apoucar os homens que foram varridos de cobertura capilar. Em correção do preceituado, já esteve mais em desmoda. Houve alturas em que a calvície era uma vergonha sobre o dorso dos padecentes. Hoje virou moda. São carecas por opção. Oferece-se-lhes a vantagem de não terem de despender dinheiro em champôs. Não deixa de ser uma curiosa inversão de termos, a julgar pelos modismos vulgarizados para a masculinidade (descontando outros, contra modismos – ou neo-modismos –, popularizados por metrossexuais que se pelam por abdicar de pilosidades corporais): a calvície na inversa proporção da camada pubescente noutras partes do corpo.
Nem quando no discurso se insinua a metonímia a ostracização dos desprovidos de cabelo é aceitável. Não se pode invocar que a luminosidade de ideias aparece na exata proporção do conteúdo capilar, que há vultos das ciências que posam para a fotografia ostentando bem luzidia careca. Poder-se-ia argumentar em concurso do contrário: justamente porque se lhes varreu o manto capilar, as ideias assimilam-se fáceis e falam com facúndia. O cabelo é um estorvo. Entaramela-se entre as ideias e a massa cinzenta que as depura. Nos calvos, pelo contrário, a ausência de matéria capilar deixa à mostra um crânio lustrino que espelha para dentro as purezas das ideias que procedem de uma inspiração sem remetente. No repertório intelectual, é tudo ao contrário do Sansão.
Podiam-se arregimentar outras vantagens da calvície (para além dos dotes intelectuais acima da média e da desnecessidade de champô): não há dúvidas existenciais sobre o penteado a compor na próxima ida ao corte do cabelo; não é preciso gastar dinheiro em cabeleireiros; não se corre o risco da falta de higiene ser ampliada pelo cabelo imundo que se mostra; em possíveis pelejas, o oponente não tem a vantagem do golpe baixo de quem agarra o adversário pelos cabelos; em havendo parasitagem em redor, os calvos não se apoquentam; nem se assoberbam quando notam o sinal inexorável dos tempos, selado através dos grisalhos cabelos que enfeitam o conjunto.
E, depois (talvez o argumento decisivo), manda o adágio popular dizer que elas gostam de carecas. Sentença bastante para desestimar todo o precedente.

Sem comentários: