Mão Morta & Remix Ensemble,
“Pássaros a esvoaçar”, in https://www.youtube.com/watch?v=5o23BGgUnA4
No osso não magoa. No
osso duro, por duro ser, as dores são fundas e não falam à flor da pele, onde
tudo tem a sensibilidade de uma frágil borboleta. Mas não no osso duro. É
fundo, longe do alcance dos punhais que desfeiteiam a cunha perfeita dada a
apreciar num certo momento. O punhal remexe a carne, sangra-a. Sem chegar ao
osso, o punhal é inofensivo. As dores estão apalavradas quando a arma arremessada
por dentro do corpo consegue chegar ao osso. As dores excruciantes. Que as
outras deixaram de ter importância. As demais dores foram apensadas à gólgota
onde se abre a janela da anestesia. A aprendizagem cuida do resto. Cuida das
crostas à volta do osso, mesmo que dantes o osso não tenha estado vulnerável
aos punhais descerrados.
O corpo cobre-se de
uma mortalha, talvez utópica, talvez apenas uma miragem. Porventura, o acaso
imperativo que transfigura as possíveis dores em jogos habituais, lavando o
rosto as lágrimas que não chegam a subir à superfície. Por mais voltas que
sejam dadas, por mais intempéries descarregando iras que não querem ser órfãs,
os punhais que lhes dariam vencimento são inofensivos. Com a carga imponente
das cicatrizes que dão guarida aos ossos, sabendo que os ossos não podem ser
amordaçados pelos rituais malsãos – sabendo que deles não podem os punhais
ardilosos retirar nem um grama de substância.
A vontade imperativa
sobrepõe-se. Vence as vontades opostas que intuem malefícios com o ónus de
serem gratuitos malefícios destinados a semear a desdita. Nesta altura, os
ossos, de tão calejados, ostentam uma espessura indestrutível. Nem que punhais
ainda mais fundos consigam meter-se no mais fundo da carne, chegando ao osso, o
osso, de tão adestrado, não cede.
É o estado que mais inquieta.
O corpo sem se dar à dor pode adoentar sem dar conta. No irromper furibundo de
um punhal, por entre doses avantajadas de sangue vertido, já nada conta. Pois
no osso não magoa. E os punhais, vorazes, cuidam dos danos consecutivos.
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