5.9.16

Vozes sem rosto

Nick Cave and the Bad Seeds, “Jesus Alone”, in https://www.youtube.com/watch?v=9iGxoJnygW8
Os arbustos ardem em câmara lenta, espevitam as suas cinzas entretanto levantadas pelo vento furtivo. Uma voz longínqua, voz sem rosto, surpreende os jovens que congeminam aventura estulta. Um corpo só: é o que chega para confirmar o fio delgado da vida. Mas tamanha frugalidade não interessa aos deuses, apesar de a retórica dos sacerdotes, em forma de reprimenda coletiva, insistir na prudência, na fuga às licenciosidades, na poupança do tempo denegando o hedonismo que, convincente, faz parte integrante dos tempos correntes.
A voz sem rosto insiste nas proclamações. Insiste que arremeter pela loucura, apenas pela gratuitidade da loucura, é a loucura maior de todas. Os rostos frenéticos arrumam-se a um canto, fogem de possíveis olhares indiscretos, espiões olhares talvez, que depois venham cominar o auto da consciência. Não lhes interessam os catecismos arcaicos, o módico de comportamentos, a preferência pelas coisas que dão alimento à alma – e o que é a alma?, perguntam sem demora na convalescença entre duas arremetidas estouvadas. Um dos adolescentes, porventura mais lúcido, sossega os parceiros: “se voltarem a aparecer essas vozes, que não sejam ouvidas. Não se atemorizem. Se tivessem poderes para nos castigar, às vozes corresponderiam rostos, mãos, artefactos preparados para o castigo. São vozes com remorsos de terem escoltado o seu tempo jovem sem nada que tenha serventia recordar. Vocês sabem o que merecem os invejosos: a indiferença.
Se um mar pudesse ser maior do que os oráculos em fúria, esse mar far-se-ia mentor dos presságios acertados. Esse mar, isento da espuma dos dias, seria apenas a tremenda força telúrica servida pelo mar de fundo. Para narrar uma lição definitiva, sem os laivos de inveja de que os estarolas tinham propósito de ser seu argumento protetor. Uma lição talvez pungente, talvez fatal. Com o muito elevado preço exigido no corpo de um deles, e o preço quase tão exorbitante para os demais que foram testemunhas vivas de como os despojos da loucura trivial podem ser uma catástrofe com efeitos duradouros.
Nessa altura, talvez dissessem, condoídos, que as vozes sem rosto não se fizeram ouvir na altura certa.

Sem comentários: