25.12.17

Campo minado

Orelha Negra, “Ready (Redenção)”, in https://www.youtube.com/watch?v=tEijVZtLWO8    
Ensinem aos mais novos a ilusão do natal. Ensinem que o dia começa e acaba ungido com as flores e o seu perfume a condizer. Ensinem que é um dia sem exemplo. Um dia onde se mascaram as obnóxias condições que imperam nos outros trezentos e sessenta e quatro dias (na versão mais sombria) ou na larga maioria dos dias sobrantes (se for temperada o pronunciamento adverso). Se estiverem certos os preceitos assim ensinados, o natal é um campo minado. Dizem: uma má representação do dia paradigmático, num apogeu impostor que o tinge com um pano faz-de-conta adornado com lantejoulas a preceito.
Expliquem as tonalidades desbotadas. As palavras embrionárias, que caem no olvido mal termina a efeméride. Expliquem a promulgação dos ardis. Ajudem a inocência dos meninos a entender por que a boa vontade da efémera época não se estende aos demais dias do ano (salvo nas exceções entronizadas como perfeitos dias, que é o mesmo que dias sem desconfianças, sem cadafalsos que causam vítimas, sem diálogos com mitómanos, sem uma cornucópia de palavras adulteradas, sem choros fraudulentos, ou sem paredes descaídas no vagar de um precipício não atendível). Ensinem a ser falsários como são os mais velhos, no excecionalismo do dia natalício depressa metido no alfobre do esquecimento.
Expliquem aos mais novos que este é um dia de tronos ilusórios. Acabado o dia, é como se uma página do tamanho de um livro fosse dedilhada sem voltar a respirar, tudo se afigurando como a antítese da véspera. Expliquem, se quiserem ser penhores de um realismo irremediável, que mais vale fazer de conta num dia e regressar à absurda condição humana dos demais dias do ano, do que assim continuar na totalidade do tempo. Ensinem: pode ser que um singelo dia seja modesto triunfo no lagar do otimismo, mas que seja um precedente não esgotado na boa-vontade dos homens. Os mais novos não podem ser desviados das boas facetas que restam à condição humana. Por mais adverso que seja o palco.
Se o natal tiver tamanho préstimo, não é proeza irrelevante. Mesmo que seja um campo minado, engalanado pelos enfeites e pelas luzes feéricas que emprestam deslumbramento ao natal. Que se abra a janela de uma alvorada fresca, despojada de mastins famélicos, uma alvorada pronúncio de um dia essencialmente soalheiro.

Sem comentários: