9.4.13

Dos predicados do afastamento


In http://mochileirodasmaravilhas.files.wordpress.com/2009/03/caverna-pranang-321.jpg
Três meses desde que dissera adeus à terra-mãe. (Não se achava minado pelo complexo de Édipo, mas metia-lhe impressão que tanta gente gastasse na boca a palavra “pátria”. E metia-lhe impressão porque a terra era mãe, a terra é uma fértil divindade feminina que nos acolhe, seus frutos.) E três meses haviam passado sem um laivo de saudade do que deixara para trás depois do navio ter zarpado para distantes paragens.
Dera consigo dias a fio sem qualquer vaga lembrança da terra-mãe e de seus prósperos arcaicos – a família, os amigos, os lugares, a língua, a música, as notícias que dessem um ar de como andava a terra-mãe nas consumições com a crise. Três meses refugiado em mar alto não eram guarida suficiente para o sentimento de falta – convencera-se. A desconfiança vinha reforçada com o bafo da memória, pois partira em desacordos com a terra-mãe. Três meses eram um espasmo que não deixava resgatar os alvores da perda. Era tudo ao contrário: o tempo embarcado, na exaltação oceânica que continuava a ser experiência retemperadora, confirmava a justeza da emigração com destino incerto.
Quando a distração se entronizava no céu que se fundia com o mar, outras interrogações levavam de regresso mental ao que deixara na partida. Perguntava se a crise já tinha comido os ossos da terra-mãe; quem, dos seus conhecidos, tinha vestido a aprumada fatiota do desemprego; se havia discos novos e livros de novos autores para descobrir; se havia novos amores e velhos desamores, crianças deixadas ao acaso das dores de uma terra-mãe dilacerada por uma bubónica crise. Depressa arrematava as interrogações. Penitenciava-se logo a seguir. Se não temia a consumição das saudades, por que reprimia interrogações que denotavam perda pela terra-mãe? Debatia-se neste paradoxo. Até que uma empreitada ditada pelo ajudante do comandante, ou uma tempestade que obrigava ao atento plantão noturno que tirava uma noite de sono, apagavam do pensamento o contrafeito paradoxo.
Uma noite, ao deitar, aldrabava uma insónia contumaz quando outras interrogações espaçavam o sono mais para diante. Em jeito de introspeção, admitiu que a ausente identidade com a terra-mãe levara-o para fora, mal se congeminou a oportunidade fatal selada com a desocupação a que fora entregue. Ficou-se a debater com estoutras interrogações: e se a força da distância, em rima articulada com o tempo sedimentado, fosse um ardil para devolver o sentimento de pertença com a terra-mãe? Teria ela, em arranjo com capitalistas desapiedados que despejam hordas no desemprego, cozinhado a emigração forçada com o propósito final de nos emigrados resgatar a pertença através do sentimento de perda? 

Sem comentários: