15.8.13

As aparências desiludem


In http://ociodooficio.com.br/wp-content/uploads/2011/07/silicone_com_80_anos.jpg
De acordo com a linguagem instalada, as aparências iludem. É expressão idiomática, ou adágio popular, ou saber sedimentado. Mas a expressão está mal cunhada. Pois as aparências, o mais que conseguem é semear desilusões.
Podem, em fases iniciáticas, convocar o engodo dos sentidos. Daí se dizer que elas, as aparências, são uma vitrina de ilusões. Porém, a certa altura, quando o tirocínio houver findado, e quando as aparências já o não forem, decapadas do seu verniz, os sentidos aterram fora das ilusões. Desiludem-se, portanto. Se o que conta é o resultado final (aonde chegamos depois de termos sido tresmalhados numa aparência), dever-se-ia atestar que as aparências, no fim da sua vida útil, ao enviuvarem, alçam a cilada onde fervilha a desilusão.
A voz popular e a língua consagrada enredam-se no novelo dos processos que constituem as aparências, não dando valor ao que sobra quando as aparências são desvendadas. Parecem juristas ciosos dos procedimentos sem se importarem com o lugar onde desaguam os trâmites. Este fenómeno contraria o que se consagrou acerca do povo (entre muitas outras falácias): que o povo é esperto e atalha caminho para o lado pragmático das coisas. Se o povo, e os linguistas que o amparam, estivessem sem miopia, não diriam que as aparências iludem. Elas só iludem enquanto os olhos, no seu estado nascente, não forem sagazes para desmentir um lugar para a aparência em que se emaranham. Mal a aparência for certificada, e a dissimulação vier lavrada pelo olhar mordaz, a aparência será entregue nos tíbios braços onde se alojam as desilusões.
Quando à nossa frente aterra uma iguaria vistosa, empratada com os requintes da nouvelle cuisine para que os olhos também se saciem como prelúdio do paladar, ela é aparência enquanto a degustação não for chamada a atuar. E se os olhos tanto comem com a ajuda do estético empratamento, começamos por uma ilusão. É um estado exploratório. Não é desconfiança. Uma ilusão é abertura de espírito. Se a prova da especialidade gastronómica dececiona, a aparência desmonta-se num ápice. O que sobra não é uma ilusão. É desilusão.
(O que se diz destas iguarias pode-se dizer de outras degustações...)

Sem comentários: