17.6.14

Avenida do Chile

The Clash, "Rock the Casbah", in https://www.youtube.com/watch?v=bJ9r8LMU9bQ
Entardecia. Mas os olhos continuavam estremunhados. Parecia uma estranha letargia. Como se uma inoportuna insónia tivesse penhorado o sono e a noite inteira fosse ao relento. O corpo estava açambarcado pelo torpor. Talvez fosse do calor. Entardecia, mas devido ao equinócio do verão o sol ainda estava alto, tisnando o que sobrava da lucidez.
Os olhos fizeram uma rasante ao solo, onde o asfalto parecia derreter em contacto com a canícula depositada pelo sol ainda a pino. Não sabia se era do tempo tão desamigado ou se o olhar estava mesmo estremunhado, mas a certa altura pareceu esbarrar em alucinações. Parecia o deserto, onde as temperaturas sobre-humanas destravam cenários kafkianos. Mas não estava no deserto. Era a avenida do Chile, um zénite da grande cidade. E se não eram as alucinações a embotar o olhar, havia imagens que passavam céleres pelos olhos, tirando o freio às perplexidades que se misturavam com o suor que escorria pelo rosto.
Diria ver uma varina com trajes minhotos, o típico arsenal de ouro ao pescoço, a vender tabaco contrabandeado. Um pedinte a ler poemas de Ezra Pound num inglês fluente com sotaque nortenho, perante a indiferença de quem passava. À porta da escadaria que mergulhava nas profundezas do metro, uma cigana distribuía folhetos de um partido de extrema-esquerda. Ao longe, pareceu ver uma estátua dos dois ditadores chilenos (talvez por sugestão do lugar onde estava). Mas logo a seguir desenganou-se: no jardim, repleto de nenúfares sem lago para repousarem, uma traineira aveirense prestava homenagem ao fértil mar do norte onde muitas famílias encontraram proventos enquanto se entregavam aos rigores do clima. Um rabino vestido a preceito trazia auriculares, o que era razão de sobra para o pasmo. Sentou-se ao seu lado enquanto esperavam pelo metro que vinha a seguir (“três minutos”, anunciava o painel informativo que descansa a impaciência dos utentes). Conseguiu escutar o rabino a ouvir os Clash a tocarem “Rock the Casbah”. Três ganapos desordeiros aterraram na estação, originando o desassossego dos restantes, temendo que fossem assaltantes. Quando viram o rabino e perceberam que ouvia música rock, os ganapos meteram animada conversa.
No fim do dia, tinham sido convertidos ao judaísmo. E o rabino aprendera a ouvir Kendrick Lamar.

Sem comentários: