4.6.14

Não há almas pequenas

Dead Combo, "Quando a alma não é pequena", in https://www.youtube.com/watch?v=pgrTnGoUXz4
Esvoaçam as andorinhas diante do sol veemente. As nuvens emigraram, deixando à mostra a resplandecência do céu. Neste refrigério, nada se embacia e as sombras diletantes evaporam-se quando os dedos de uma crisálida ungem tudo com bondade.
Não há rostos enclausurados na negação de um sorriso. Não há rostos tristes. As crianças esportulam seu saber ingénuo. Os mais velhos passeiam a lucidez da idade, não perdem faculdades. Às tantas, de tanto irradiar um sol benigno, sai do esconderijo um compêndio de desculpas para os atos de maldade de quem os comete. Há sempre uma justificação no ardil da manga. Pois não há maldade espontânea, nem sequer gente nascida num qualquer curral onde, pútrida, adeja a crueldade dependurada num piano enferrujado. Pois todas as almas são do tamanho do mundo. São um mundo em si mesmas.
Que estultícia quando alguém deambula nas margens dos outros, só para descobrir o que sabemos ser reprovável pela untuosa censura dos costumes havidos. O que interessa ajuizar os outros, quando os julgadores não são capazes de murchar por dentro de si? Mas nem esses, os que se acham supremos julgadores, como se tivessem sido entronizados num púlpito de onde arrastam sapiência e decidem praticar indulgências, nem a esses pode ser imputada mesquinhez. Acontece estarem embotados pelo sul de onde sopram os ventos que supõem favoráveis, enquanto os olhos se incineram com o sol loquaz que se eleva no pino da tarde. Que ninguém queira praticar misericórdia. Pois a ninguém é digna a comiseração. Não às almas que nidificam no jardim da sua grandeza ímpar.
Num volteio, depois de uma noite mal dormida, a culpa desembainha a lucidez que andara ausente. Serão já gente diferente, os outrora esquadrinhadores dos outros. Já sem vociferar elitistas preces que distinguem os capazes dos incapazes, que deixam os inúteis sitiados. Pois todas as almas não são pequenas. Nem as pequenas, ou aquelas que as não deixam crescer por estarem fora das baias concebidas. Haja, ao menos, a coragem de entoar a grandeza de todas as almas habitantes. Sem exceção à regra.

Sem comentários: