5.12.14

Boca de fogo

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6g7LBGqPVv7b9g-zbQg28W0uxN4BRz8HI7kWwx0DME0qO8pAQ5gP744feo8mz7kOjOusN0CWFJR4o8FjWkjrBG5okMyDBoq1ospaYmBZAShEgX_76aEnD3VHojb5NSm_Hm9uL/s1600/fog6.jpg
Fervente, a boca esfumaça. As cinzas atiradas para o ar não são bom presságio. O gigante, afinal, não estava adormecido. O rugir que vem das suas entranhas é a prova. À volta da boca fervente, a pele negra e árida está febril. Estremece. O rugir das entranhas é como se o gigante avisasse de uma alvorada zangada.
À volta da boca fervente, o pânico começa a subir aos olhos. As pessoas não dormem. Têm medo que a boca fervente expluda, que se transforme numa boca de fogo. Têm medo que o gigante abra os olhos e decrete a impiedade – talvez por ter esgotado a paciência pelas coisas do mundo que não andam de feição. Uma noite, estava pouca gente de atalaia, o gigante ergueu-se e tomou a palavra estrepitosa. Já não lhe chegava o bramido interior nem as franzinas cinzas que atirava cá para fora. À boca de cena assomou a febre indomável. Das entranhas veio um vómito lancinante. A boca encheu-se de fogo. Vomitou os anos todos de apoquentações reprimidas. Da boca, o fogo incensando a pele em redor. Como se fosse uma operação cosmética, a epiderme passando pela metamorfose dos elementos.
A boca de fogo avisava para ninguém se achegar. Esteve dias a fio a vomitar pedaços de fogo, para mostrar como tinha as entranhas incineradas pela amargura arquivada por anos a fio. Não conseguia conter a ira pelas tropelias do mundo. Era o que diziam sacerdotes e curandeiros em pregações dionisíacas a incréus e crentes de religiões várias, pois todos estavam tomados pelo medo. As entranhas da terra vingavam-se da maldade humana – diziam, deixando vestígios apocalípticos nas palavras. O frémito de fogo que descia pela face tisnada do gigante já não hibernado escorria pelo resto do corpo. Pegava fogo ao que estivesse no caminho. Era o gigante a fazer mal a si mesmo, para que não dissessem que ele era o vértice de toda a maldade. Era fiador da sua maldade e tutor da destruição de uma amostra do mundo. Para mostrar ao resto do mundo que não devia tratar mal o mundo que se quisesse um imenso campo de flores vicejantes.
Depois do vómito de fogo sobrava a paisagem desordenada, transfigurada. E para não dizerem que a boca de fogo era a personificação de Lúcifer, depois viria um fértil aluvião onde as pessoas podiam renascer.

Sem comentários: