Dead Combo, "O Assobio", in https://www.youtube.com/watch?v=7bXDTHXukUA
Numa rua movimentada e
comercial da cidade, uma família inteira a pedinchar. O pai agarrado ao
realejo, dando corda à manivela de onde sopra a melodia que traz o imaginário
até Paris. A mulher canta, com a voz doce de rouxinol, estrofes entoadas em
francês. A descendência ensaia uma coreografia que tem tanto de desajeitada
como de encantadora (atendendo à ingenuidade das crianças, engodo para a
esmola).
Vestem como hippies. Os cabelos compridos,
ensarilhando-se na aparente falta de água. O homem do realejo é o mais velho –
bem mais velho que a consorte, ainda uma mulher jovem. As duas filhas têm
idades próximas, idade de escola primária. Terão vindo de rajada, uma atrás da
outra. Um chapéu masculino jaz no chão à frente do terreiro onde as petizes
encenam as não ensaiadas coreografias. Os turistas, quase em tanto número como
os nativos (a cidade ganhou foros de respeitabilidade turística), são mais
pródigos no donativo. Por cada dez turistas que deixam esmola, só uma alma caridosa
indígena deposita prova da comiseração em forma de numerário metálico.
A família não se despega
de rostos sorridentes. O riso da mulher canora é contagiante. O sorriso
desembaraçado enfeita a cantoria, dá-lhe outra vivacidade. O homem do realejo
age como chefe de família. Dá o tom, termina uma música e ordena, ao manobrar o
instrumento, o começo de outra, acenando com a cabeça as ordens que elas
respeitam. Do sorriso sem reticências dir-se-ia ser uma irradiação de
espontânea felicidade. De desprendimento dos valores materiais que são a
descompensação da humanidade no seu traje moderno. De como as gentes se deviam
contentar com uma forma de vida espartana, dando razão a Agostinho da Silva
quando filosofou sobre a indignidade (ou a inumanidade) do trabalho.
Mas ali só não há
trabalho formal. A função musical tem uma paga, na forma da bondade que os que
passam aceitam desembolsar. O lirismo fica bem nos livros que romanceiam
idealismos. O resto, é um ribombar que vem atrás das ideias que cinzelam formas
de vida. A ingenuidade quadra com alguns desses idealismos (e com o oportunista
casamento que convém a gente com certa formatação ideológica). A quem está
empenhado à normalidade que uma qualquer teoria da conspiração diria ser sua
algoz, impressiona o desprendimento dos valores materiais, as roupas datadas, a
função circense; como impressiona a falta de higiene, o nomadismo e a errância,
a incógnita sobre como aprendem (sem escola) aquelas crianças.
A felicidade não vem
apenas estampada nos sorrisos de ocasião.
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