26.10.15

Do crepúsculo em adiamento

New Order, “Ceremony”, in https://www.youtube.com/watch?v=H5UK40sSo8I
Adiavam-se as perguntas incómodas. Não sabia se era por medo, ou só por andar poltrão para as indagações. Parecia que o tempo se tinha eclipsado dentro de uma campânula de vidro turvo, sem distinguir nada de fora para dentro. A luz não era o dedo de uma feiticeira a inundar tudo com a claridade necessária.
Às vezes, as perguntas em forma de embaraço teciam-se em sua ira até à embocadura da boca. Mas uma pulsão derradeira metia travões à ousadia. As perguntas eram arquivadas no opúsculo onde fermentam, para memória futura, as perguntas interditas. Parecia que o ocaso medrava num prolongamento do tempo e nem a clara luz diurna nem a intrépida escuridão noturna tomaram conta dos céus. Uma espécie de limbo. O corpo hesitava. Os dedos frios entrelaçavam-se e rodavam para trás. O olhar perdia-se na finitude do horizonte, como se houvesse depois do fio do horizonte um segredo que franqueava as lápides onde escritas estavam as proposições para as perguntas que a coragem embotava.
Às vezes falava com outras pessoas, queria delas recolher pareceres sobre as angústias viradas do avesso nas interrogações reprimidas. Falava sempre como se as interrogações viessem por interposta pessoa. Fazia de conta que eram perguntas-hipótese. Mas não conseguia convencer os interlocutores. Por comiseração, percebendo as angústias vertidas nas interrogações que saíam da hibernação em forma de hipótese, os interlocutores embarcavam na simulação. A páginas tantas, era um teatro em que se fazia de conta que não se fazia de conta (ou já não se fazia de conta que se fazia de conta, tanta a desordem). Como as interrogações pungentes não eram assumidas por quem as formulava, o tempo era sequestrado na mudez dos relógios. Jogavam aos ardis, desdobrando-se em sucessivos papeis que não eram autobiográficos, mas que se reconduziam a uma autobiografia escondida.
Enquanto o crepúsculo adejava, parecendo imorredoiro, a vertigem do tempo anestesiado embaciava as janelas que mostram as auroras boreais que o devir prometia. Não fossem as perguntas hesitadas, o devir assim configurado não era apenas um sonho distante.

Sem comentários: