10.2.16

Da bondade

Kiasmos, “Looped”, in https://www.youtube.com/watch?v=IC9gQLXQT8M
Tomamos a bondade entre as mãos para deixarmos que outros a sintam. Olhamos de frente para as coisas iracundas e deixamos a bondade depurá-las, para a noite se deitar no sossego próprio do sono temperado.
Dizem que a bondade rareia. Dizem que mesmo quando alguém lhe dá a mão é por oportunismo: muita bondade é feita com o propósito de fazer recair sobre si mesmo as intenções da bondade. Mas não nos preocupemos. A bondade não precisa de ser imorredoira. Nem precisa de ter calendário. Só importa a coreografia dos sentidos, para que eles alimentem a convocatória da bondade. Pode ser quando nos lembrarmos, apenas – e já é tanto! Pode ser porque naquele instante houve uma pulsão irreprimível de combater a maré tempestuosa, ungindo bondade com os dedos sufragados pela inquietação.
Dizem que a bondade se comanda para o exterior. Também está certo. Mas não é tudo: talvez a bondade maior seja a cometida sobre o seu mandante, tantas vezes somos fautores primeiros da antítese da bondade por dentro de nós. Não é possível a bondade para fora do ser se ela não habitar nele. É escusado passar como tribuno da longanimidade e supor que um desprendimento maior nos mantém na senda da bondade exterior, se não soubermos deitar o unguento da bondade sobre nós mesmos. Não adiantam as rezas, nem as promessas com promessa de pródigas pagas, se não houver a adesão da bondade. Até pode ser que a bondade seja amiúde uma janela de oportunidade, um pretexto para chegar a outras recompensas – e ela perde a genuinidade (protesta-se).
De que adianta medir a bondade por uma escala? Ou existe, ou está ausente. Sem meio termo. Se alguém é reconhecido pela bondade de outrem, pouco interessa saber o incentivo que levou o bondoso a sê-lo. Pois se há um proveito na bondade recebida, e se os proventos da bondade são aproveitados para finalidade útil, o resto deixemos aos momentos tantos que são interstícios da bondade. Quando dela, por vezes, sentimos a falta.

Sem comentários: